Helmut Marko acha que a Renault seria inteligente em concentrar os seus esforços na Red Bull, apesar da fabricante retornar em 2016 com sua própria equipe de fábrica.
A Renault adquiriu a Lotus, mas continuará a fornecer a Red Bull este ano num acordo que terá seus motores rebatizados de TAG Heuer, após uma relação tensa em 2015. No entanto, Marko acha que a Renault seria inteligente em concentrar seus esforços na Red Bull já que ele duvida que a empresa francesa possa alcançar o sucesso em curto prazo com a sua nova equipe.
“Quando eu olho para a ex-equipe Lotus, que é agora a equipe Renault, então acho que seria inteligente se a Renault já mirasse suas flechas para nós”, disse Marko. “Com a equipe que tem agora, e esses pilotos, a equipe de fábrica da Renault não vai atingir praticamente nada”.
Marko está desconfiado que a equipe irmã Toro Rosso, que irá utilizar motores Ferrari de 2015, poderia estar à frente da Red Bull no início do ano, mas está confiante de que a Renault pode se desenvolver junto com a equipe italiana.
“Considerando a potência atual, a Toro Rosso será cerca de quatro a seis décimos mais rápida por volta (em comparação com 2015)”, disse ele. “Mas tem o problema de um motor de 2015, que não será desenvolvido”.
“Se o motor Renault não tiver melhorias óbvias, então a Toro Rosso vai certamente ficar na frente nas primeiras corridas. Não é agradável, mas não há problema”.
“Somos uma família e se este é realmente o caso, a Red Bull tem de trabalhar ainda mais. Mas estou convencido de que o motor Renault, no decorrer da temporada, vai chegar, pelo menos, ao mesmo nível da Ferrari”.