Para a BMW, parceira da Williams na Fórmula 1, o motor que a equipe usa nessa temporada – O P84 V10 – é o melhor entre todos os outros para o GP da Espanha, que acontece em Barcelona, na Catalunha, no próximo dia 9 de maio. De acordo com previsões, a prova irá exigir um desempenho e durabilidade superior dos propulsores, em comparação com as outras provas realizadas até agora.
Mario Theissen, diretor da BMW Motorsport, afirma: “nossos engenheiros construíram um motor capaz de trabalhar durante toda a corrida em seu limite máximo. Para nós, isso é mais importante do que ficar tentando buscar dois ou três cavalos de potência a mais para um melhor desempenho.
“Estamos em uma situação na qual as rotações de qualificação, naturalmente mais altas, poderão ser atingidas durante a maior parte do tempo da prova, em um giro total”, conclui o diretor da BMW.
Em resumo: para Theissen, o motor BMW ainda é, hoje, o melhor motor da F-1, contrariando declarações de que tanto Ferrari como Toyota teriam ultrapassado a montadora alemã na confecção de um propulsor mais potente.
Se realmente a BMW/Williams, por causa de seu poderoso motor, será mesmo forte o bastante para desbancar os carros da Ferrari e até mesmo os da BAR/Honda, somente após o GP da Espanha teremos condições de afirmar.
Amigos da Velocidade