O piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher, da Alemanha, foi eleito pela segunda vez em três anos o melhor esportista masculino do ano. Na votação para mulheres, a ganhadora foi a golfista Annika Sorenstam, da Suécia.
Schumacher ganhou o prêmio pela conquista de seu sexto título mundial de Fórmula 1, um recorde na categoria, superando o argentino Juan Manuel Fangio. Annika Sorenstam teve como principal feito completar o Grand Slam do circuito internacional feminino.
O prêmio Laureus foi entregue na tarde desta segunda-feira, em Lisboa. Schumacher venceu a votação contra o ciclista norte-americano Lance Armstrong, o tenista suíço Roger Federer, o nadador americano Michael Phelps, o motociclista italiano Valentino Rossi e o jogador de rúgbi Jonny Wilkinson, da seleção inglesa.
Anikka Sorenstam venceu votação contra a nadadora holandesa Inge de Brujin, as tenistas belga Justine Henin e americana Serena Williams, a fundista de Moçambique Maria Mutola, a fundista britânica Paula Radliffe.
O prêmio de revelação do ano foi para a golfista norte-americana Michelle Wie, de apenas 14 anos de idade. Nessa eleição estava o único brasileiro indicado para o prêmio Laureus. O atacante Robinho, do Santos, perdeu a disputa, assim como o jogador de basquete Lebron James e o piloto de F-1 da Espanha Fernando Alonso.
A melhor equipe de 2003 foi a seleção inglesa de rúgbi, que conquistou o título mundial pela primeira vez, em cima da Austrália. Estavam concorrendo também o Milan, a seleção australiana de críquete, a embarcação Alinghi, campeã da América’s Cup, a Ferrari, e a seleção alemã feminina de futebol, que foi campeã mundial.
O atleta premiado pela melhor reaparição foi o austríacho Hermann Maier, do esqui alpino. Ele ganhou a votação contra o americano Fred Couples, do golfe, a holandesa Inge de Brujin, da natação, o sueco Peter Forsberg, do hóquei no gelo, a americana Martina Navratilova, do tênis, e o italiano Alessandro Zanardi, do automobilismo.