Da Matta acerta na escolha de pneus

Cristiano da Matta e seus companheiros de equipe trabalharam em seus programas normais nos primeiros treinos livres do GP de Mônaco. Os três pilotos da Toyota completaram um total de 156 voltas, reunindo uma boa quantidade de dados para o acerto do carro. Como de costume, o dia foi concentrado na escolha do composto de pneus.

O brasileiro já não esperava muito mais do que conseguiu. “Acho que podemos ficar bem contentes com o que vimos na sessão de hoje. O equilíbrio do carro está razoável e nossos pontos fracos são mais ou menos os mesmos que encontramos nas outras corridas do ano. O carro está balançando um pouco demais nas zebras e também estamos com pouca aderência”, diz Da Matta.

O piloto ficou em 13º nas duas sessões, com melhores voltas de 1m18.889s e 1m16.743s em 53 passagens. “Completamos um bom número de voltas e conseguimos conduzir uma boa avaliação de pneus. Para mim, a escolha de pneus está clara”, completa.

Olivier Panis avaliou o dia como produtivo. O francês ficou em 14º e 15º na primeira e segunda sessões, respectivamente. “Tivemos uma dia sólido e sem problemas, com muito trabalho duro da equipe”, disse Olivier. “Não é fácil conseguir uma série de voltas consistentes em Mônaco, pois a natureza apertada da pista significa que frequentemente você encontra tráfico, especialmente quando 24 carros estão na pista. Passei por isso hoje novamente quando estava avaliando os pneus, mas os resultados de todos os três carros foram no geral positivos. Usaremos o dia livre de amanhã para abordar as áreas nas quais precisamos melhorar, quando formos pra sessões de sábado.”

Ricardo Zonta novamente pôde testar os limites do motor, já que não participará das outras sessões. O piloto de testes da Toyota ficou em 4º na primeira sessão e 8º na segunda. “Foi um pouco dificil escolhar o pneu certo para essa pista baseado na sessão da manhã”, revela Zonta. “No entanto, fizemos uma extensiva comparação no fim do dia e achamos uma boa solução para nós. A pista não oferece margem para erros, portanto estou feliz que tenhamos terminado o dia sem nenhum incidente. Ao longo do processo, conseguimos coletar uma boa quantidade de dados.”

Zonta resumiu o sentimento da Toyota em relação ao dia de hoje. “No geral, não foi um começo fácil, mas mesmo assim foi satisfatório.”

“Os pilotos trabalharam no seu programa normal das sextas hoje, com melhorias no acerto e escolha do composto de pneus”, explica Mike Gascoyne, diretor técnico de chassi. “Comparando, nossa escolha é bem clara. Na primeira sessão, os três pilotos sofreram o mesmo problema com o carro saindo de traseira, mas melhoramos isso pra segunda sessão. Mais uma vez, o TF104 se mostrou confiável e os pilotos se apresentaram sem erros. No fim, foi um dia muito produtivo”, finaliza.

Como é de costume em Mônaco, a próxima sessão só acontece no sábado, 22.