A equipe Panasonic Toyota Racing dirige-se para o Grande Prêmio da Espanha esse final de semana impulsionada pela sólida corrida em Ímola, onde a equipe levou seus dois carro até a bandeirada final pela primeira vez na temporada, encostada na zona de pontuação. As características técnicas do Circuito da Catalunha torna a pista em um local bastante popular para testes das equipes de F1 e é de longe a pista mais utilizada do calendário. Olivier Panis e Cristiano da Matta já completaram mais de 3.500 quilômetros(equivalente à mais de 10 corridas) na pista espanhola, no comando dos TF103s desde o mês de Janeiro.
Revisão da Equipe:
Panis e Da Matta, acompanhados do terceiro piloto Ricardo Zonta, no teste de quatro dias em Mugello durante a semana passada. A pista Italiana é tecnicamente similar ao circuito de Catalunha, e o trabalho concentrou-se nas preparações parra o GP da Espanha, incluindo testes de desgaste de pneus Michelin, testes aerodinâmicos e acerto geral do carro. A equipe completou uma longa lista de trabalhos, com os três pilotos completando um total de 482 voltas durante os quatro dias.
O fim de semana à frente:
A corrida desse final de semana será o 43º Grande Prêmio da Espanha, porém o Circuito da Catalunha de 4.73 kms sediou o evento apenas a partir de 1991. O circuito localiza-se ao norte de Barcelon e é uma boa pista para ultrapassagens com ênfase na eficiência aerodinâmica. O melhor resultado de Olivier Panis na corrida de 65 voltas foi um segundo lugar em 1997, e além dos testes realizados, Cristiano da Matta também correu na pista em 1996, embora tenha sido em um carro da Fórmula 3000.
Cristiano da Matta:
“Barcelona é uma pista que conheço muito bem depois de todos os testes realizados com o TF103 durante a pré-temporada. Também já corri lá durante a F3000, no ano de 1996. Dos 16 circuitos que constam no calendário, este é de longe o que conheço melhor. O carro esteve consistentemente competitivo nessa pista durante os testes e fizemos um trabalho produtivo de pneus, aerodinâmica e acerto geral do carro para essa corrida durante a última semana em Mugello. Novamente nosso carro parece ser confiável, mais ainda devido às 230 voltas que completei em três dias em Mugello. Já vi três vezes seguidas a bandeirada final e estou confiante de que podemos completar a corrida novamente nesse final de semana para podermos marcar nossos primeiros pontos da temporada e encaminhar bem nossa temporada.”
Recapitulação de 2002:
Depois de se classificarem no fim do grid em 18º e 20º devido a um problema aerodinâmico, os TF102s se saíram bem para completar 64 das 65 voltas do GP da Espanha ded 2002, terminando em 8º e 9º, embora o carro 24 tenha feito uma parada não-programada depois de sofrer um furo no pneu antes da parada. Foi a segunda corrida em que a equipe terminou com os dois carros na temporada.