A temporada da McLaren na Fórmula 1 dificilmente poderá ficar pior depois do Grande Prêmio da Europa, disputado no domingo.
Entretanto, pode levar algum tempo até que as coisas tenham uma melhora significativa mesmo com a possibilidade de uma mudança com os testes de seu novo MP4-19B em Silverstone, nesta semana.
“Ele vai correr na terça-feira”, disse o chefe da equipe, Ron Dennis. “Todos fizeram um ótimo trabalho mantendo-se no prazo”.
O carro é extremamente necessário.
Com apenas cinco pontos em sete corridas, a McLaren está em sua pior fase desde que Dennis assumiu em 1981 e terá que usar ainda o carro MP4-19 no Canadá e nos Estados Unidos, em 13 e 20 de junho.
Mesmo antes de a corrida de domingo ter chegado à metade os dois carros tiveram problemas com seus motores, com uma já conhecida fumaça saindo dos carros.
Pelo segundo ano seguido, Kimi Raikkonen (favorito ao título até o início da temporada) mostrava uma boa performance até ter que abandonar a prova.
O vice-campeão do ano passado tem um ponto até agora em 2004. Michael Schumacher, da Ferrari, lidera com 59 pontos a mais que ele e o finlandês sabe que seu campeonato já acabou.
O britânico David Coulthard, que soma quatro pontos, também viu seu motor explodir.
Se a McLaren não melhorar logo, a Jaguar e a Toyota podem superá-la. Mark Webber, da Jaguar, já tem três pontos.
“Vamos somar quantos pontos conseguirmos e podemos facilmente estar à frente deles se tivermos um pouco mais de confiabilidade”, disse Webber. “Mas eles estariam muito mais adiante se tivessem um pouco mais de confiabilidade”.
Em meio a isso, Dennis ainda procura alguns pontos positivos.
“Os problemas de confiabilidade que temos no momento estão ligados aos nossos esforços de melhorar a competitividade da equipe o mais rápido possível”, disse ele.
“Nossa classificação e o começo da corrida demonstram que estamos chegando lá”.
Redação Terra