Categoria: F1
|
28 de junho de 2004 18:07

Cristiano da Matta fala sobre Magny-Cours

A equipe Toyota está indo para Magny-Cours depois de conquistar quatro pontos no GP dos Estados Unidos. Foi uma corrida cheia de incidentes, você acha que esse resultado representa bem o ritmo da equipe em Indianápolis?

O que foi alcançado em Indianápolis foi um resultado legítimo. Nós tivemos a melhor performance do ano todo e estávamos com um ótimo ritmo de corrida. A pista era boa para nosso carro e fomos competitivos em todos os treinos livres. A classificação não foi boa para mim, eu não fiz uma boa volta, mas sabia que tinha um bom carro para a corrida. É uma pena que eu não tive chance de fazer nada, pois fui envolvido num acidente na primeira volta.

No ano passado a equipe Toyota conquistou um ponto no GP da França, existe algum fator de Magny-Vours que favorece o carro deste ano?

Magny-Cours é uma pista bem macia, e em teoria isso deve ser bom para nós pois tivemos dificuldades em lombadas esse ano. Nesse aspecto o circuito é similar ao de Indianápolis, por isso esperamos que a performance seja parecida. Mas é um circuito de alta pressão aerodinâmica, o que não é bom para nosso carro no momento. Nós fomos muito fortes nos EUA no ano passdo, por isso esperávamos ser melhores esse ano também. Mas ano passado, não tivemos um bom final de semana em Magny-Cours, apesar do ponto que ganhamos.

O que você acha da pista?

Magny-Cours é um circuito legal. Não é meu circuito favorito, mas não quer dizer que não goste dele. As características principais são as primeiras chicanes. Tem também algumas curvas de alta velocidade combinadas com setores bem lentos. Não é um circuito de fácil ultrapassagem, mas é possível – principalmente no hairpin.

Você tem alguma curva favorita?

Eu gosto das primeiras duas curvas, que são bem rápidas e compridas. As chicanes de alta velocidade são bem desafiadoras. O novo setor no fim da pista, que foi construído ano passado, ficou um pouco melhor – especialmente a última chicane.

O que você acha da área próxima de Magny-Cours?

O hotel onde ficamos é muito bom. É um pouco longe de tudo – provavelmente meia hora do circuito – mas é no meio de uma mata num ótimo lugar para correr. Não existe muitas coisas próximas do circuito, eu prefiro a área em volta de Paul Ricard, nossa regular pista de testes.

Tem sido um ano difícil para a Toyota até agora, mas o que você tem achado da temporada até agora?

Eu ainda estou me divertindo com a temporada, mas ao mesmo tempo é um pouco frustrante não estar aonde esperávamos. Obiviamente, nós não começamos a temporada como queríamos pois estávamos esperando resultados bem melhores que o que conquistamos. Mas sempre é divertido dirigir um carro de corrida. Talvez bem menos divertido que dirigir na zona de pontos e lutando pelas posições que esperávamos, mas ainda assim, amo dirigir o carro. Eu me divirto indo para os finais de semana e adoro testar o carro para achar novas coisas e soluções para problemas.

O que você vai fazer antes do GP da França?

Antes de ir para a França, irei para o Reino Unido para participar do Goodwood Festival of Speed. Eu fui lá no ano passado e achei um evento muito legal. O nível de apoio dos fãs é fenomenal. Infelizmente, é difícil se movimentar como um piloto, mas estou ancioso para esse final de semana. Eu, Olivier e Ricardo estaremos revezando a direção do TF103 durante o final de semana, e eu vou ter o prazer de dirigir meu carro vitorioso da temporada 2002 da CART. Deve ser bem legal!

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.