Por Gabriel Vinicios Silva Maganha
Esse talvez seja o último grande projeto de Max Mosley. Hoje, a FIA divulgou uma série de medidas que visam aumentar a segurança da categoria. Tais medidas devem entrar em vigor já em 2005, caso nenhuma equipe apresente opções alternativas.
“É nossa obrigação fazer isso, antes que alguém morra”, disse Mosley. “Vamos esperar propostas de cada equipe. Caso nada apareça, vamos usar de vias democráticas para aprovar ou não as nossas medidas. Se não aprovarem, vamos usar de nosso direito e impôr essas regras”, disse ele.
Apesar de cada mudança na categoria ter de ser aprovada por 80% das equipes, esse direito é informal e simbólico. Na verdade, a FIA tem as prerrogativas para obrigar os times equipes à seguir as suas normas, como Max afirmou.
Confira as principais mudanças que poderão ser adotadas e o porque delas:
1 – Motor
a) Os motores deverão durar duas corridas, e não uma, como neste ano
Por quê ?: Se os motores durarão duas corridas, a confiabilidade terá de aumentar e a potência será diminuída.
b) Os motores deverão ser V8 de 2,4L, com uma série de restrições nas dimensões e nos materiais.
b2)As equipes que quiserem continuar com os motores V10, de 3L, terão um limitador de giros instalado, para equiparar a potência com os V8.
Por quê ?: Motores V8 são menos potentes e menores.
2- Pneus
a)Cada piloto terá dois jogos de pneus por GP. Um jogo para todos os treinos livres e outro jogo para a classificação e a corrida.
Por quê?: Com apenas dois jogos de pneus, os compostos terão que durar muito mais. Para isso, os pneus terão de ser bem mais duros, o que acarreta em menor velocidade.