Panis reflete sobre Hockenheim

O treino livre de sexta foi o primeiro dia com o novo carro e não foi fácil achar o balanceamento. Os tempos podem ter parecido um pouco decepcionantes mas eles não foram representativos. Nós fizemos os testes dos pneus durante a manhã. Não testamos um composto novo na segunda sessão, o que toma muito tempo e por isso não sabíamos em que pé estávamos. Nós trabalhamos duro com os engenheiros durante a noite e quando saímos na manhã de sábado conseguimos dar um grande passo a frente. O carro parecia muito bem e acho que a classificação em nôno era o que esperávamos. Mas não é fácil alcançar as outras equipes pois todos avançam ao mesmo tempo. Agora sabemos que o túnel de vento é bem preciso pois as mudanças que Mike Gascoyne fez parecem estar funcionando.

A principal melhora do TF104B é o fato de ele ter mais aderência. Isso te dá mais confiança e fica cada vez melhor, o que quer dizer que você pode forçar mais. O que fizemos na classificação, um segundo atrás do tempo de Schumacher, foi bem aceitável. Mais um décimo de segundo e ficaríamos entre os seis primeiros.

O carro parecia bem melhor, comparado com o antigo, em longas distâncias durante a manhã de sábado. Meio segundo a mais em cada volta significa meio minuto no fim da corrida. Isso muda totalmente seu resultado. O carro parecia estar dessa maneira quando eu e Cristiano fizemos os testes de sábado, o rítmo estava muito bom.

O que posso dizer sobre a largada da corrida? Foi tão frustrante depois de tanto trabalho. Eu estava tão ancioso para a corrida, eu sabia que podia marcar pontos. Nós teremos que analisar bem o problema para descobrir o que não me deixou largar.

Acho que já podemos ver que o TF104B é um passo a frente. Acho que ganharemos algo em torno de três ou cinco décimos de segundo e sabemos que o túnel de vento é preciso, pois suas previsões se mostraram parecidas com o desempenho do carro. Nós estamos trabalhando muito para construir o novo kit aerodinâmico para circuitos de alta velocidade, como Monza. Nós estamos no rítmo agora,

A melhora veio do fato de termos melhor pressão aerodinâmica. O motor que temos é fantástico e tudo parece bem com a estabilidade do carro, mas pressão aerodinâmica é onde achamos os melhores tempos de voltas.

Hockenheim é um circuito de máxima pressão aerodinâmica. É um pouco parecido com Budapest, um traçado diferente mas com muita pressão aerodinâmica. A pista agora é de baixas velocidades. Na verdade eu gostava muito do antigo circuito, mas entendo as mudanças a favor de maior segurança. O antigo circuito era fantástico pois era bem diferente. O novo é bom também, acho que a idéia de combinar curvas de baixa velocidade seguidas de longas retas te dá maior chance de seguir um carro de perto e tentar a ultrapassagem no hairpin da curva 6.

Ninguém pode testar até o início de Setembro. É claro que como temos um novo carro, um teste de três dias antes de Budapest seria ótimo. Mas duas semanas e meia de férias para todos também é legal! Não estou falando só dos pilotos mas também dos mecânicos e todos os outros que estão sob grande pressão com o calendário apertado e os finais de semana de corrida seguidos. Todos tem dado muito duro e acho que é importante que as pessoas possam recarregar suas baterias antes de começar de novo em Budapest.

Esse ano tem sido difícil. Eu não sinto muita diferença, fisicamente falando, mas temos que organizar nosso tempo para descançar um pouco, pois todo o tempo estamos correndo, testando ou sob pressão. Temos que ter um pouco de sensibilidade. Eu preferia tirar uma semana só para treinar e relaxar. Eu tenho tido sorte, mas se você se machucar, algo como uma distenção no pescoço ou algo do tipo, é difícil se recuperar a tempo.

Eu tenho uma casa na montanhas, não muito longa de Gap, e no final desta semana estarei indo passar uma semana lá com minha mulher e meus filhos. Apenas para me divertir e sentir o ar puro do campo. Você precisa disso de vez em quando!