Depois de escalar a montanha com seu TF103 no Goodwood Festival of Speed, Cristiano da Matta segue para Silverstone, onde espera marcar mais pontos no Grande Prêmio da Inglaterra, 11ª etapa do Mundial de F1.
Cristiano e seu companheiro, Olivier Panis, conduziram alguns testes na semana passada em Barcelona, colhendo resultados positivos no que se refere a pneus, além dos testes de um novo pacote aerodinâmico que ambos os TF103 usarão nesse fim de semana.
“Silverstone é definitivamente minha pista favorita da temporada, e é um circuito do qual tenho algum conhecimento”, anima-se Da Matta. “Há muitos trechos rápidos, especialmente as curvas Copse e Becketts, que são bem divertidas de pilotar. É um circuito com uma grande variedade de curvas, o que faz o lugar bastante desafiador – você causa muito rebuliço se fizer um boa volta aqui.”
Cristiano já havia feito alguns testes em Silverstone no início de Junho, onde procurou desde já um bom acerto para este GP. “Testamos em Silverstone há apenas algumas semanas e estivemos bastante competitivos, por isso estou ansioso para mostrar uma boa performance lá. O Olivier me disse que ficou bastante animado com os novos componentes aerodinâmicos que vamos usar. Quero crer que vamos, nós dois, marcar pontos neste fim de semana”, acrescentou.
Panis concorda, e adiciona: “O tempo aqui na Inglaterra esteve muito quente nos últimos dias, e espero que continue assim para o resto da semana.” O francês também está ansioso para correr na pista inglesa. “Silverstone tem muitas seções rápidas, o que deve favorecer nosso TF103, e também temos os novos componentes aerodinâmicos, o que com certeza aumentará nosso desempenho”, completou Olivier.
“Em termos de velocidade de pista, certamente podemos comparar Silverstone com o Grande Prêmio da Espanha, onde estivemos tanto rápidos quanto confiáveis, e queremos reviver isso”, comenta Ove Andersson, chefe da equipe Toyota. “Ambos os carros pontuando seria uma recompensa merecedora, se olharmos o nosso esforço e nosso progresso nas últimas corridas”, completa.
O circuito de Silverstone
Silverstone é aclamado como a casa do esporte a motor britânico, e a foi palco da primeira corrida da história do campeonato de F1, em 1950. A pista é uma das mais rápidas do calendário, com um misto de curvas de alta e trechos de técnica. A Toyota confiará nos dados coletados por Cristiano da Matta nos três dias de testes na pista inglesa no início de Junho.