Nos últimos tempos, tem havido um aumento notável da popularidade da Fórmula 1 a nível mundial, e Portugal não é exceção. O país, conhecido por sua paixão pelo futebol, está agora a abraçar o mundo do automobilismo de alta octanagem em grande estilo. E não se trata de uma tendência passageira, já que a F1 está a ser recebida de braços abertos.
Existe uma ligação profunda à Fórmula 1 em Portugal, que remonta aos dias em que o famoso Circuito do Estoril era uma presença regular no calendário da F1. O Grande Prémio de Portugal realizou-se no Estoril entre 1984 e 1996. Durante esse período, viveram-se alguns dos momentos mais memoráveis do desporto, como quando o lendário Ayrton Senna assegurou a sua primeira vitória de sempre em 1985.
A partir desse momento ficou uma marca indelével no público desportivo português, com Senna a tornar-se uma figura querida no país. Senna tinha o carisma para acompanhar as habilidades, o que lhe permitiu transcender as fronteiras nacionais, enquanto aumentava a popularidade da Fórmula 1 no processo. Muitos dos actuais fãs portugueses da F1 citam Senna como a razão pela qual se interessaram pelo desporto.
Após vinte e quatro anos de ausência, o Grande Prémio de Portugal regressou em 2020, com a corrida a decorrer no Circuito Internacional do Algarve. Foi um momento crucial para o desporto em Portugal e o ponto de partida para a ascensão dos fãs portugueses da F1. O Grande Prémio de Portugal, equipado com curvas desafiantes, foi emocionante do princípio ao fim, e a corrida regressou no ano seguinte, em 2021, com os portugueses a levarem o desporto a peito. Desde então, não houve nenhum Grande Prémio de Portugal, mas se regressasse, seria recebido de braços abertos e todos os melhores sites de apostas desportivas o cobririam, como fizeram em 2020 e 2021.
A F1 está agora numa nova era, com o desporto acessível através de meios digitais e serviços de streaming, o que está a permitir o seu crescimento em Portugal ainda hoje. As plataformas de redes sociais, como o X e o Instagram, o YouTube e a transmissão em direto permitem que os fãs se envolvam com o desporto a pedido, e fazem agora parte do que é uma comunidade global de Fórmula 1.
A ação que se desenrolou na pista nos últimos tempos também aumentou a popularidade. Tem sido dramática, o que a tornou cativante. A batalha entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, com o primeiro a vencer o Grande Prémio de Portugal de 2020 e 2021, é um excelente exemplo. A Ferrari voltou a estar em destaque, e Hamilton será o seu próximo piloto, enquanto Charles Leclerc e Lando Norris emergiram. Tudo isto tem sido fundamental para o crescimento da modalidade entre os fãs portugueses do desporto.
Agora, todos os portugueses, e Portugal como nação, esperam que o Grande Prémio de Portugal regresse mais cedo do que mais tarde. Houve a sugestão de que 2024 poderia ser o ano, mas infelizmente não estava incluído no calendário. A F1 já não é um desporto de nicho em Portugal, e é um país que está equipado com a pista certa para receber um fim de semana de corrida fantástica, como ficou provado em 2020 e 2021.