A luz no fim do túnel (de vento) na Fórmula 1?

Na última sexta, as equipes da Fórmula 1 reuniram-se para votar mais modificações nas regras para os próximos anos. A redução do teto orçamentário para US$ 145 milhões para 2021 foi referendada, bem como a redução paulatina em US$ 5 milhões por ano até 2023. Mas uma modificação interessante foi colocada para tentar aumentar a competitividade…

Embora a questão do limite da evolução aerodinâmica dos carros ainda não está definida (o aspecto dos pacotes de desenvolvimento não foi concluído), foi decidida o estabelecimento de uma estrutura de balanceamento de desempenho. Muitas categorias lançam mão do uso de lastros (peso) para isso (especialmente no Turismo) e esta ideia na Fórmula 1 não é nova. Só que partiu para o conceito…

O conceito de penalizar quem tem um melhor desempenho segue. Mas ao invés de lançar mão de lançar o uso de maior peso, se trabalhou no acesso de trabalho aerodinâmico. A fórmula engendrada pela FIA e aprovada pelas equipes dá uma margem de dar uma certa vantagem àqueles que não tiveram um bom desempenho.

O trabalho de desenvolvimento aerodinâmico hoje é um trabalho que é estritamente definido nos regulamentos técnico e esportivo (quem tiver a curiosidade pode ir ao site da FIA e procurar no campo das regras e tirar as próprias conclusões). O tempo de túnel de vento e a quantidade de dados utilizados pelos computadores são calculados através de equações e limites. Por exemplo: a princípio, uma equipe pode usar o túnel de vento 60 horas semanais no máximo durante um período de 8 semanas. Mas existe uma limitação no cálculo de limite estabelecido de 25 horas por semana em um período em que a velocidade do vento pode ir além de 15 m/s (54km/h).

Os limites estabelecidos anteriormente foram mantidos (por exemplo: as equipes só poderão começar a trabalhar novamente nos carros de 2022 a partir de 01/01/2021). Mas o que foi acertado: a partir de 2021, a equipe campeã poderá no máximo usar 90% do limite estabelecido no regulamento, enquanto a “lanterninha” poderá usar 112,5%, conforme quadro que segue:

POSIÇÃO/ % DE USO
1 / 90
2/ 92,5
3/ 95
4/ 97,5
5/ 100
6/ 102,5
7/ 105
8/ 107,5
9/ 110
10/ 112,5

Se a regra valesse já este ano, a Mercedes só poderia usar 90% do recurso de desenvolvimento aerodinâmico, enquanto a Williams teria um bônus de 12,5% em relação ao limite.

A partir de 2022 até 2025, a escala acaba aumentando, indo de 2,5% para 5% e punindo mais ainda quem se deu melhor:

POSIÇÃO/ % DE USO
1 / 70
2/ 75
3/ 80
4/ 85
5/ 90
6/ 95
7/ 100
8/ 105
9/ 110
10/ 115

O objetivo desta ação é complementar à limitação orçamentária, que obrigará a ajustes nos quadros dos times. Em tese, você permitiria que equipes menores pudessem ter mais condições de desenvolver mais os carros e assim se aproximar das chamadas “equipes de ponta”.

O conceito é interessante. Mas você tem outros aspectos a ser tratados: mesmo com a limitação de tempo de desenvolvimento e orçamento, as equipes melhores estruturadas acabam por ter uma vantagem inicial, por terem melhores profissionais e recursos. Alguém duvida que Mercedes e Red Bull teriam problemas mesmo com menos tempo? E um projeto malfeito poderia ser salvo com mais tempo de desenvolvimento? E o orçamento?

Por outro lado, isso poderia permitir o surgimento de alguma solução por uma equipe menor e chegar mais à frente. Só que por um lado, ela pode ser beneficiada em um ano com mais tempo de desenvolvimento e no ano seguinte, ser punida por seu bom desempenho, embora talvez com maior dinheiro de premiação. Mas do que adianta ter mais dinheiro se tenho limitações de gastar com pessoal e desenvolvimento?

Não se pode negar que estão tentando equilibrar as ações. Neste ponto, a pandemia acabou por acelerar uma série de mudanças que estavam em discussão por muito e havia muita resistência. Muita coisa que se pensava que não aconteceria, se concretizou (quem imaginaria a Ferrari aceitando teto orçamentário?).

Parece que é a luz no final do túnel. Que não seja o trem vindo na direção da Fórmula 1…

 

Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1

Confira o destaque do canal da F1MANIA no YouTube: GAME F1 2020 – Volta rápida de McLaren em Barcelona