O chefe da equipe de Fórmula 1 da Renault, Cyril Abiteboul, acredita que o novo recruta Daniel Ricciardo, tem as qualidades para liderar a equipe para um campeonato mundial.
Ricciardo chocou o paddock da Fórmula 1 em agosto passado, quando anunciou planos de se juntar à Renault, uma equipe que no papel não está no mesmo nível que a empregadora anterior, a Red Bull.
Apesar de ainda não ter vencido nenhuma corrida desde seu retorno à F1 como construtora em 2016, a Renault tem investindo pesadamente desde então.
Ricciardo é o mais recente membro da equipe, sendo sete vezes vencedor de Grande Prémio, depois de muitos esperarem que ele permanecesse na Red Bull.
“Em primeiro lugar, quando você olha para os pilotos, olha para a velocidade, olha para o talento, olha para as conquistas e tudo isso, ele estava passando por todas essas coisas ”, explicou Abiteboul ao Speedcafe.com.
“Ele é um grande vencedor, ele é claramente um campeão mundial”.
“Ele é rápido, vemos que ele é consistente. Nós soubemos de nossos engenheiros que foram incorporados à organização da Red Bull, que ele é fantástico em liderar uma equipe, desenvolver o carro, e fazer o set-up do carro”.
“Sabíamos disso, mas além de tudo isso, era importante conseguir algum tipo de embaixador, de alguém que representasse a equipe”.
“Essa energia que ele está trazendo, aquele sorriso que ele está trazendo, essa autenticidade que ele está trazendo, é algo que é muito relevante para os valores da Renault e da nossa equipe”.
“Quero que esse time se sinta um pouco como uma família, e esse é o tipo de pessoa que eu quero dentro dessa família.”
A equipe da família de Abiteboul começa em décimo primeiro e décimo segundo no Grande Prêmio da Austrália, com Ricciardo se classificando com um tempo a apenas 0,008s do companheiro de equipe Nico Hulkenberg.
Enquanto Ricciardo admitiu estar decepcionado com o resultado, e assumindo a culpa, Abiteboul acredita que é seu trabalho entregar a Ricciardo um carro melhor, tão capaz quanto ele acredita que sua nova contratação é.
“Ele tem alguns comentários claros e fortes sobre o que precisa ser melhorado no carro, para que ele possa melhorar seu nível de confiança, e portanto, sua capacidade de ser mais rápido”, afirmou Abiteboul.
“Temos dois elementos em particular do carro que não vou discutir, que ele quer que a gente melhore, então a bola está em nossa quadra.”
“Absolutamente, há pressão”, acrescentou ele
“Há pressão para Daniel, para a Renault, para nossos outros parceiros”.
“Nosso legado é de um dos fabricantes de carros de grande sucesso no esporte, apesar de sermos uma fabricante de automóveis tradicional, o que nos torna um animal um pouco diferente”.
“As pessoas precisam entender que leva tempo para formar uma equipe, e voltar para uma posição vencedora. É o que estamos tentando fazer”.
“Não temos evidências de que não estamos alinhados com esse plano, embora eu aceite que a parte mais difícil ainda está por vir, mas estamos focados em fazer isso acontecer”, completou.
Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – ePRIX DE HONG KONG | Melhores Momentos | FÓRMULA E 2018/19 – 5ª etapa
F1 2019 | Ferrari apresenta SF90 vermelha e preta fosco:
F1 2019 | MCLAREN apresenta o MCL34:
F1 2019 | Red Bull apresenta RB15 ‘roxo, preto e vermelho’:
F1 2019 | Mercedes apresenta nova pintura para o W10:
FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS: