Abu Dhabi recebe o duelo final entre Rosberg e Hamilton

Confira as chances de cada um para ser o campeão na última etapa da Fórmula 1 nesta temporada de 2016.

A Fórmula 1 se despede da temporada 2016 neste final de semana, com o GP de Abu Dhabi. Após uma temporada intensa e longa, apenas dois pilotos brigam pelo título, pilotos que dominaram a temporada, graças ao carro de outro mundo que a Mercedes construiu, são eles: Nico Rosberg e Lewis Hamilton.

Ambos vem de uma temporada muito disputada, na qual os dois vem de grandes disputas entre eles, em algumas delas com até toques e abandonos.

Nico Rosberg lidera o campeonato com 12 pontos de vantagem para seu companheiro, mas essa vantagem já chegou a ser de 43 pontos no meio da temporada e também, o alemão chegou a ficar em desvantagem para o inglês em 19 pontos.

Hamilton vem de um bicampeonato consecutivo, acumulando três títulos no total, entretanto na atual temporada teve muitos altos e baixos. Começou mal, se recuperou, voltou a ficar por baixo e vem em um grande momento, na parte final da temporada. É válido lembrar que o piloto do carro 44 enfrentou muitos problemas mecânicos em seu bólido, fato que não ocorreu com seu rival.

Entretanto agora são apenas 25 pontos em jogo, sendo que Hamilton precisa tirar 12 de desvantagem, ou seja, Rosberg tem uma vantagem confortável e nem precisa vencer para ser campeã0 e se igualar ao seu pai, Keke, que foi campeão da temporada de 1982.

Confira o que cada um precisa para ser campeão:

  • Se Hamilton vencer, Rosberg precisa ser  3°.
  • Se Hamilton for 2°, Rosberg precisa ser 6°.
  • Se Hamilton for 3°, Rosberg precisa ser 8°.
  • Se Hamilton for 4°, Rosberg não precisa pontuar.

Ou seja, Para simplificar, Hamilton precisa vencer e torcer para Rosberg não subir no pódio, algo raro e que só ocorreu cinco vezes nesta temporada.