Acordo entre Ferrari e Haas é “completamente diferente” da Sauber Alfa Romeo

O presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, disse que o acordo entre a fabricante e a Haas é “completamente diferente” do que foi fechado com a Sauber, alterando o nome da suíça para Alfa Romeo Sauber.

A Haas entrou na Fórmula 1 em 2016 e usa unidades de potência, caixas de câmbio e outros componentes da Ferrari, e também esteve com o reserva Antonio Giovinazzi durante sete “TL1” este ano.

A Sauber entretanto, assinou um pré-contrato com a Honda para 2018, mas isso foi cancelado pelo novo chefe Fréderic Vasseur, que renovou a parceria com a Ferrari, retornando às unidade de potência da italiana neste ano.

A Sauber anunciou na semana passada que a Alfa Romeo, parte do grupo Fiat Chrysler Automotive, atuará como patrocinadora principal, com a marca estampada em uma pintura renovada.

“É um acordo totalmente diferente”, descreveu Marchionne.

“A Haas recebe acesso aos recursos Ferrari e ao nosso powertrain, então a Ferrari está atuando com o suporte técnico.

“A equipe ainda é a Haas, não tem associação com qualquer marca de carro, o Gene (Haas) decidiu administrar seus próprios produtos.

“Este (Sauber/ Alfa Romeo) é um acordo completamente diferente, começando com a identificação da Alfa como patrocinador principal do carro.”

Marchionne explicou que a Ferrari está aberta a um relacionamento diferente com a Haas, mas não espera que seu status atual mude no futuro imediato.

“É possível que o acordo com a Haas transforme-se em algo diferente do que temos hoje? A resposta é potencialmente sim”, disse Marchionne.

“Mas estamos muito longe de uma resolução sobre esse assunto, mas é possível. Veremos, o tempo dirá”.