A África do Sul pode voltar ao calendário da Fórmula 1. Lewis Hamilton foi um dos principais apoiadores dessa ideia, e falou sobre o desejo de correr na África. O ministro do esportes, artes e cultura do país, Gayton McKenzie, anunciou que o governo está trabalhando para trazer a F1 de volta ao circuito de Kyalami.
Em entrevista à SuperSport, McKenzie revelou que seus planos estão em andamento e que o comitê será criado na próxima semana para decidir: “Onde estamos no momento, e é a primeira vez que as pessoas ouvem isso, vamos anunciar um comitê na próxima semana. O comitê então escolherá qual promotor promoverá a F1. A corrida vai acontecer em Kyalami”, afirmou.
McKencie também comentou sobre os investimentos que estão sendo feitos no circuito para que ele fique pronto para a F1. “Kyalami está fazendo o que eles precisam fazer. Toby Venter e Willie Venter estão fazendo um ótimo trabalho trazendo Kyalami para os padrões de F1. Eles colocaram dinheiro nisso, está lá,” acrescentou.
“Em relação a um cronograma para seu retorno, McKenzie disse: “Eles têm a empresa, eu acho que a Apex, que está fazendo a pista (atualizações) para que possa estar de acordo com os padrões da F1. Acho que estamos olhando para 2027,” concluiu.
A ideia é que a F1 volte a Àfrica do Sul em 2027, onde a última corrida aconteceu em 1993, com Alain Prost como vencedor.