Alexander Albon em negociações avançadas com a Toro Rosso

O piloto da Nissam e.DAMS na Fórmula E, Alexander Albon, surgiu como o favorito para ser parceiro de Daniil Kvyat na Toro Rosso para a temporada 2019 da Fórmula 1.

Segundo o site ‘Autosport, o chefe de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, está negociando com a Nissan para a contratação do piloto de 22 anos, e que a situação deverá ser oficializada nos próximos dias cado ele obtenha sucesso.

A Nissan, por sua vez, está extremamente frustrada com a possibilidade de perder um piloto com quem assumiu um compromisso recentemente, e resta aguardar o desenrolar das negociações.

Albon está testando com a Nissan esta semana em Valência, ao lado do companheiro de equipe Sebastian Buemi, mas ele não apareceu na pista hoje. Inicialmente, acreditava-se ser um problema técnico.

O piloto tailandês optou pela Fórmula E na época do GP da Hungria, quando parecia que não haveriam oportunidades na Fórmula 1. Ele assunou um contrato de vários anos com a Nissan, cuja equipe é dirigida pela DAMS, que ganhou quatro corrida de F2 em 2018.

No entanto, a mudança de alguns pilotos, como a decisão de Daniel Ricciardo de juntar-se à Renault – que levou à promoção de Pierre Gasly da Toro Rosso à Red Bull Racing – deixaram a equipe de Faenza com poucas opções.

Albon foi apoiado pela Red Bull no karting e na Fórmula Renault, mas o apoio acabou em 2012. Entratanto, desde então, ele foi reavaliado por Marko, que mostrou que está preparado para mudar de ideia ao contratar Kvyat e dar a Brendon Hartley sua chance na F1 no final do ano passado.

Se Albon realmente concretizar sua transferência, ele se juntará a George Russell e Lando Norris, companheiros da F2, para uma promoção na Fórmula 1, enquanto Hartley ficará sem uma vaga.