2020 já começou com novidades! Por força de compromissos contratuais anteriores, foi confirmada neste dia primeiro uma notícia que apareceu nos últimos dias de 2019: Robert Kubica será piloto reserva da Alfa Romeo. E de quebra, seu patrocinador, a petrolífera polonesa PRN Orlen, anunciou acordo para ser parceira da equipe, incluindo seu nome na designação do time, que será Alfa Romeo Orlen Racing.
Muita gente se perguntou: mas por que uma escolha desta? Afinal, o ano do polonês foi extremamente discreto na Williams, sendo devidamente ultrapassado por seu companheiro de equipe nas classificações (embora o único ponto do time tenha vindo dele). Porém, analisando tudo para os envolvidos, foi um ganho mútuo. Loucura? Senão vejamos:
Para Kubica: Continua ainda envolvido com as corridas. Deve fazer o trabalho firme no novo simulador que a Sauber finaliza em suas instalações em Hinwill (Suíça) e fazer alguns treinos livres durante a temporada.
Além disso, embora não esteja claro, Kubica deve acumular as funções com outra categoria, uma de suas metas para 2020. O mais provável que faça a temporada no DTM. No final do ano, o polonês fez dois dias de testes em Jerez pela BMW e tudo indica que sua confirmação será feita em breve. Com isso, mantém o nível de competição e fica em evidência para possíveis recolocações na F1 em 2021, temporada que promete uma situação animada no mercado de pilotos;
Para a Orlen: A petroleira polonesa ficou extremamente satisfeita com o retorno obtido com o investimento feito em 2019, que se materializou não só através do aumento de vendas, como também pela percepção da marca. Mesmo com a Williams fazendo uma temporada muito abaixo das expectativas.
Com isso, a continuidade no apoio à Kubica tornou-se natural. E o objetivo é reforçar ainda mais a exposição, já que a empresa quer expandir sua atuação na Europa, não só com a marca Orlen, mas outras que possui em sua carteira. Não à toa, este apoio vinha sendo vislumbrado pela Haas e Racing Point. Afinal de contas, qualquer valor adicional no bolso é positivo…
O atual comando da empresa vê a F1 como uma ótima plataforma de negócios e desenvolvimento de produtos. O acordo firmado anteriormente com a Shell veio na esteira do acordo com a Ferrari. Mas agora, os poloneses devem vir com um formato semelhante ao que a Petrobras tinha com a McLaren: patrocínio simples combinado com desenvolvimento de produtos. Provavelmente, por força do contrato de fornecimento de Unidade de Potência, ainda usarão combustíveis Shell, mas aos poucos introduzindo lubrificantes da Orlen e, no futuro, gasolina. A conferir.
Para a Alfa Romeo: No caso, a maior beneficiada é a Sauber. A montadora italiana paga cerca de 30 milhões de dólares para colocar seu nome na equipe suíça, que considera esta ação como uma “prestação de serviço”. Não devendo esquecer que tudo ainda é formalmente controlado pelo misterioso grupo de investidores suecos, que bancaram Marcus Ericsson…
Os valores envolvidos não foram divulgados, mas estimava-se que a petrolífera gastasse cerca de 8 milhões de euros na Williams em 2019. Não se falou também na extensão do uso da marca no carro. Entretanto, não é errado dizer que deve haver uma considerável adição ao montante gasto anteriormente.
Desta forma, a equipe, em um momento crucial de investimentos, depende menos dos italianos, que tem a continuidade de sua participação cada vez mais questionada diante dos fracos resultados de vendas. E com a fusão FCA x PSA, uma possível saída não deve ser descartada, embora um dos homens fortes da nova corporação, Carlos Tavares, seja um aficionado por corridas.
Em breves linhas, ficou claro que o acordo é um ganha-ganha para os envolvidos em um primeiro momento. Agora, cabe ver se o planejado será cumprido…
Quer assistir ao vivo às corridas da Indy, Fórmula 2, Fórmula 3 e Superbike? Acesse http://f1mania.vc/4K e experimente a DAZN grátis por 1 mês!
Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1
Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – 500 MILHAS DE KART GRANJA VIANA 2019 | Melhores Momentos da 23ª edição:
Fórmula 1 faz tributo à Ayrton Senna no Parque do Ibirapuera:
FÓRMULA E | EL-DIRIYAH – CORRIDA 2 | MELHORES MOMENTOS:
FÓRMULA E | EL-DIRIYAH – CORRIDA 1 | MELHORES MOMENTOS:
Visitamos o DAYTONA INTERNATIONAL SPEEDWAY | FÉRIAS F1MANIA:
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.