Fernando Alonso reconhece que ele poderia ter vencido o GP do Azerbaijão com um carro um pouco mais competitivo, depois de uma dramática tarde de corrida no circuito citadino de Baku.
Alonso, que largou no fim do grid com uma punição de 40 posições por conta de trocas de motor, tirou vantagem dos problemas à sua frente para subir para o quinto lugar na metade da corrida.
No entanto, depois de três períodos de Safety Car, Alonso não conseguiu manter seus rivais mais rápidos atrás dele, e gradualmente caiu para nono até a bandeira quadriculada.
Dada a quantidade de incidentes durante a corrida de 51 voltas, Alonso sentiu que a vitória deveria ser possível.
“Largando de 19º por conta das nossas punições, em um dos circuitos em que somos menos competitivos, marcar nosso primeiro ponto no campeonato é irreal; uma completa surpresa”, disse Alonso.
“A corrida realmente foi caindo na nossa mão através de tantos abandonos e tanta ação. Eu consegui ficar longe dos muros, apenas dando umas raspadas aqui e ali.
“No entanto, acho que poderíamos ter lutado por um pódio hoje – e talvez até a vitória.
“Estávamos atrás do Daniel Ricciardo durante o primeiro Safety Car; então Lewis (Hamilton) teve um problema com o seu descanso de cabeça e foi forçado a parar; Sebastian (Vettel) teve uma punição; Kimi (Raikkonen) abandonou; as duas Force India se tocaram, então automaticamente nos vimos numa posição decente.
“Perdemos algumas oportunidades porque não éramos rápidos o suficiente na corrida.
“Ainda assim, conseguimos nossos dois primeiros pontos da temporada hoje, então vamos aproveitá-los”.
O companheiro de equipe de Alonso, Stoffel Vandoorne, foi o último piloto na volta do líder em 12º.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.