Fernando Alonso teme ter dificuldades nas próximas duas corridas na F1, se não conseguir se adaptar às mudanças nas condições de qualificação.
Alonso, que voltou ao esporte com a Alpine nesta temporada depois de dois anos fora, somou pontos nas últimas duas corridas, mas reconhece que poderia ter se saído melhor em Portugal se não tivesse cometido erros na qualificação.
O piloto de 39 anos sabe que precisa estar em alta nas próximas duas corridas, em Barcelona e Mônaco, devido às poucas oportunidades de ultrapassagem em cada circuito.
Alonso falaou: “Tenho de melhorar e estar mais confortável com o carro, especialmente na qualificação. Tínhamos um bom carro em Portugal e não fui bem no sábado. Se isso acontecer em Barcelona ou Mônaco, meu fim de semana vai ficar muito comprometido.”
“Não posso permitir isso e vou tentar estar mais preparado da próxima vez, porque é um pouco mais difícil de ultrapassar do que em Portimão.”
Depois de se qualificar em um impressionante nono lugar em seu retorno à F1 no Bahrein, Alonso passou por pouco do Q1 em Ímola para largar em 15º, enquanto ele conseguiu apenas o 13º no grid em Portimão.
Apesar de ter empreendido uma preparação significativa para seu retorno, Alonso revelou que ainda está ‘enferrujado’ para lidar rapidamente com alterações nas condições da pista, como em Portimão dada a variação na velocidade e direção do vento.
“Não se trata de extrair o máximo do pneu de uma volta, porque no TL2 ou TL3 você coloca o pneu macio e faz uma volta”, acrescentou. “O desempenho da volta cronometrada estava lá, é mais sobre as condições mutáveis na qualificação.”
“Se houver menos aderência ou mais aderência, se estiver mais vento, o que quer que mude na pista, preciso estar pronto e entender rapidamente na volta rápida. Não tenho tempo para dar mais voltas, então são coisas que preciso acelerar”, acrescentou.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.