F1
|
3 de outubro de 2024 14:46

Alonso comenta sobre futuro de Bortoleto na F1

O piloto da Aston Martin, Fernando Alonso, afirmou que o atual líder da Fórmula 2, Gabriel Bortoleto, precisa ter ‘tempo’ em sua jornada para a Fórmula 1. O bicampeão é empresário do brasileiro, através de sua empresa de gerenciamento, treinando e ajudando-o a evoluir na carreira para conseguir um lugar na Fórmula 1. O jovem brasileiro está impressionando na F2 nesta temporada e atraiu muito interesse da Sauber/Audi.

Bortoleto está na liderança da F2 com 169,5 pontos, assumindo a liderança do campeonato após a última corrida no Azerbaijão. Agora, o brasileiro defende uma vantagem de 4,5 pontos sobre Isack Hadjar, piloto júnior da Red Bull, com apenas mais dois finais de semana de corrida restantes na atual temporada. O piloto brasileiro de 19 anos está recebendo muitos elogios, não apenas por seus resultados fantásticos, mas também por seu estilo de pilotagem, colocando-o no radar das equipes de F1.

Mas Alonso não quer que Bortoleto seja apressado para a principal categoria do automobilismo. O espanhol sabe que o brasileiro conseguirá um lugar na F1, mas não sabe se correr na temporada de 2025 seria a melhor decisão para o jovem, pois a única vaga restante é na Sauber, que ocupa atualmente a última posição entre as equipes, sem nenhum ponto marcado. Em 2026 a Sauber irá se tornar equipe oficial da Audi, mas até os resultados começarem a aparecer, com certeza levará algum tempo.

No entanto, Alonso também sabe que dar conselhos a Bortoleto é bastante complicado. “Não é fácil dar conselhos. Todos são um pouco diferentes. Mas sim, ele é um talento incrível. Como eu disse em Baku, ele é o único novato que temos na F2 que está liderando o campeonato. Todos os outros fazem 10-12 dias de testes de F1, 20 dias de testes de F2 e coisas do tipo, Gabriel é apenas um novato puro, então seu talento é incrível.”

Bortoleto está em sua primeira temporada na Fórmula 2 e parece extremamente provável que ele será o próximo piloto brasileiro na F1 com um contrato de piloto titular. O último piloto brasileiro no grid da F1 foi Felipe Massa com a Williams em 2017, e atualmente ele corre na Stock Car brasileira.

“O Brasil tem muita história na Fórmula 1”, continuou Alonso, “Isso também cria pressão, mas temos que dar tempo a Gabriel. Seu tempo na Fórmula 1 chegará. Não precisamos tomar nenhum atalho que possa comprometer o desenvolvimento de seu talento, então ele precisa chegar à F1 no momento certo e quando estiver totalmente preparado, e na equipe certa e no ambiente certo”, acrescentou.

Encontrar o ambiente certo para o jovem de 19 anos é, portanto, o maior desafio para tomar uma decisão, afirmou Alonso. “Combinar a pressão e a motivação para chegar à F1 com o bom senso de quando é a melhor hora.” Mas mesmo que Alonso diga que Bortoleto precisa levar seu tempo entrando na F1, o piloto de 43 anos diz que ainda há uma boa chance do brasileiro receber um lugar na Sauber/Audi para 2025. “Não, não, não, acho que a equipe (Sauber/Audi) tem que tomar algumas decisões, e com certeza Gabriel é muito atraente para todos no momento”, afirmou Alonso.

Porém segundo diversos relatos, a Sauber/Audi já teria um acordo com Valtteri Bottas para continuar no carro no próximo ano, ao lado de Nico Hulkenberg. Ainda segundo esses rumores, a equipe estaria interessada em ter Bortoleto como terceiro piloto na temporada 2025, levando-o a ganhar uma vaga de titular em 2026. No entanto, Bortoleto é um piloto júnior da McLaren, e resta saber se a equipe britânica gostaria de cooperar com esse plano.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.