O piloto da McLaren, Fernando Alonso, elogiou seu companheiro de equipe, Stoffel Vandoorne, que provavelmente não estará na Fórmula 1 na próxima temporada, mesmo que o espanhol acredite que o jovem piloto belga seja um dos maiores talentos do paddock.
Tanto o veterano espanhol quanto o belga estão deixando a McLaren depois desta temporada. Alonso irá se aposentar do esporte e para Vandoorne não foi oferecido um lugar na categoria. Ele deve assinar pela equipe de Fórmula E HWA nos próximos dias.
A dupla será substituída pelo estreante Lando Norris, que dará o passo da Fórmula 2 depois de impressionar nesta temporada, e Carlos Sainz, que faz a troca da Renault.
Embora Vandoorne tenha sido duramente criticado em seu tempo na McLaren, especialmente nesta temporada, já que ele não conseguiu derrotar Alonso uma vez nas classificações, o bicampeão acredita que Vandoorne é muito melhor do que as pessoas lhe dão crédito.
“Se você olhar para os meus colegas de equipe anteriores, eles estavam muito mais longe [atrás de mim] do que Stoffel”, disse Alonso à F1only.
“Em 2014, foram seis ou sete décimos de diferença com Kimi [Raikkonen] em cada corrida.”
“É menos agora, ele [Vandoorne] chegou em um carro difícil, com dificuldades no ano passado e neste ano também. É uma pena, em certo sentido, porque Stoffel é um dos maiores talentos. Apenas dois pilotos dominaram a Fórmula 2, Leclerc e ele.”
“Ambos têm todos os recordes, os poles, as vitórias. Um lutará pelo título mundial [na próxima temporada] e o outro provavelmente não estará mais na F1.”
“Fórmula 1 e automobilismo são assim agora, você tem que estar no melhor lugar no melhor momento. Stoffel provavelmente perdeu o timing. Sempre foi assim na Fórmula 1, talvez não tão extremo quanto o caso de Stoffel, porque ele é um dos melhores talentos do paddock.” completo Alonso.