O piloto Fernando Alonso reclamou sobre a forma como as regras e regulamentos da F1 foram aplicados durante o GP da Áustria. O bicampeão Alonso largou na 14º do grid para terminar em 10º no circuito de Red Bull Ring, ultrapassando George Russell a três voltas do fim.
No entanto, o piloto da Alpine afirmou que foi o único que seguiu as regras estabelecidas e explicou o porquê da sua reclamação. “Corremos duas vezes em dois fins de semana e fui o único a ultrapassar carros na largada, freando muito tarde para a curva um por dentro. Ultrapassei Ricciardo e Leclerc desta vez e eles saíram da pista na saída da curva 1 e saíram na minha frente”.
“Ainda mais do que isso, eles correm para o próximo carro da frente no vácuo para a curva 3, então eu não sei. Achei isso muito injusto. Eu estava na curva 1 na frente de Charles e Ricciardo e saí na curva 50 metros atrás de Ricciardo. Eu fui o único que fez a curva, então você se sente um pouco estúpido”, disse Alonso.
A F1 e a FIA relaxaram a forma como as penalidades são distribuídas na primeira volta dos GPs por causa da proximidade dos 20 carros no mesmo trecho da pista. Questionado se sentia que havia confusão com o incidente por ter sido na primeira volta, Alonso respondeu que não e explicou sua posição.
“Não, acho que não. Acho que está escrito e é bastante claro que na primeira volta eles são um pouco mais flexíveis nas penalidades e nos limites da pista porque estamos lutando. Então, às vezes, você é forçado a sair da pista porque está lutando e é forçado por outro carro e você pega a área de escape, mas não foi o caso”, afirmou o espanhol.
Para o piloto da Alpine, esse não foi o caso na Áustria, onde os pilotos escolheram ir por fora e continuar acelerando. “Foi apenas uma decisão de desempenho puro ir para fora e manter o acelerador, não havia ninguém lado a lado, então não acho que seja uma área cinzenta. Isso foi bastante claro”.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon