F1: AlphaTauri anuncia mudanças em sua gestão; Mekies entra, Tost sai

A equipe de corrida de Fórmula 1 Scuderia AlphaTauri, de propriedade da empresa de bebidas Red Bull, anunciou uma nova estrutura sênior de gerenciamento com o objetivo de garantir estabilidade e continuidade a longo prazo. Como parte das mudanças, Peter Bayer se juntará à equipe como CEO ainda este ano, enquanto Franz Tost deixará o cargo de Chefe de Equipe ao final da temporada de 2023. Laurent Mekies, atual Diretor Esportivo da Ferrari, se juntará à Scuderia AlphaTauri como seu novo Chefe de Equipe em uma data a ser confirmada.

Franz Tost, que está na Scuderia AlphaTauri e em sua antecessora Scuderia Toro Rosso desde a criação em 2005, liderou a equipe para sua primeira vitória em 2008 e uma reformulação como Scuderia AlphaTauri em 2020. Ele foi fundamental no desenvolvimento de jovens pilotos para o sucesso futuro na Fórmula 1, incluindo Sebastian Vettel, Max Verstappen, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly e Carlos Sainz. Tost continuará a trabalhar com a Scuderia AlphaTauri em um cargo de consultor em 2024.

Peter Bayer, anteriormente Diretor Executivo de F1 e Secretário Geral de Esportes da FIA, supervisionará a direção estratégica da equipe em suas instalações em Faenza, Itália, e no Reino Unido. Enquanto isso, Laurent Mekies será responsável pela operação diária da equipe, incluindo operações Técnicas, de Fabricação, de Suporte e de Equipe de Corrida. Juntos, Peter e Laurent criarão uma nova e dinâmica equipe de liderança com igual responsabilidade.

O novo Chefe de Equipe da Scuderia AlphaTauri, Laurent Mekies, disse: “A Scuderia AlphaTauri tem todos os ingredientes necessários para maior sucesso no futuro e, em conjunto com Peter, estou ansioso para fazer isso acontecer”.

O novo CEO da Scuderia AlphaTauri, Peter Bayer, disse: “A Scuderia AlphaTauri tem uma equipe fantástica e uma ótima infraestrutura em Faenza e no Reino Unido. Estou muito ansioso para construir sobre esses elementos-chave para aumentar o desempenho, na pista e fora dela, e trazer ainda mais sucesso para a equipe nos próximos anos”.

O CEO da Red Bull GmbH, Oliver Mintzlaff, disse: “Substituir [Franz Tost] enquanto ele se afasta não foi fácil e resultou em uma redefinição da estrutura de gerenciamento na equipe. Estou muito satisfeito em receber Peter Bayer como CEO e Laurent Mekies como Chefe de Equipe. Ambos têm enorme experiência em posições de destaque na Fórmula 1 e, juntos, estou confiante de que eles levarão a equipe a grande sucesso.”.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.