Ameaça legal de Mazepin à Haas impedida pela adição à lista de sanções do Reino Unido

A oferta de Dmitry e Nikita Mazepin para recuperar o dinheiro pago à Haas antes do término de seus contratos parece ter sido bloqueada pela decisão do governo do Reino Unido de adicionar a dupla à sua lista de sanções.

O oligarca russo Mazepin Sr, que controla o ex-patrocinador da Haas, Uralkali, e o ex-piloto Mazepin Jr foram efetivamente excluídos do esporte ao serem dispensados pela equipe em resposta à invasão da Ucrânia por seu país. Após a condenação generalizada do conflito dirigido ao Vladimir Putin, aqueles intimamente associados a ele foram atingidos por sanções de países de todo o mundo.

Tendo sido adicionados à lista de sanções da UE na semana passada, os Mazepins foram adicionados ao equivalente do Reino Unido. A lista oficial de sanções do governo descreve um congelamento de ativos e proibição de viagens para ambos. Isso significa que a Haas, que foi ameaçada com uma ação legal para reembolsar Mazepin Sr pelos fundos pagos para financiar a equipe, deve reter o dinheiro, pois nenhum ativo pode ser transferido da empresa britânica para o produtor de fertilizantes.

O dinheiro também foi definido para financiar a fundação “We Compete As One” de Nikita Mazepin, que daria apoio a atletas incapazes de competir por “razões políticas.”