Após reclamação de Ricciardo, Horner explica “estratégia de qualificação” da Red Bull

Christian Horner, chefe da Red Bull, tentou esclarecer a política de classificação da equipe depois que Daniel Ricciardo disse que “não era justa”.

O australiano acredita que seu companheiro de equipe, Max Verstappen, recebeu ajuda extra ao pegar o “vácuo” do seu carro na pista em Spielberg, na classificação para o GP da Áustria. No entanto, Horner disse que esta é a maneira que sempre trabalhou na equipe, e que a “troca de ajuda” ocorre de corrida para corrida.

“Temos uma política muito simples aqui que tem funcionado nos últimos sete anos, ou seja, alternamos de um final de semana a outro entre quem sai primeiro da garagem”, disse Horner.

“É a única maneira de manter de forma bastante justa de um circuito para outro, então este fim de semana foi a vez de Daniel sair da garagem primeiro à frente de Max”.

O chefe da equipe Red Bull ainda esclareceu outra situação, depois de sugerir que a quinta posição não era o suficiente quanto poderia ser para a equipe em sua corrida em casa.

“Obviamente, ele (Ricciardo) sentiu que Max poderia estar se beneficiando disso, então é por isso que ele obviamente começou a recuar um pouco, mas acho que P5 e P7 são provavelmente o máximo que poderíamos fazer hoje e esperamos que possamos ter um ritmo melhor amanhã.

“Os pilotos sabem explicitamente todo fim de semana que se alternam. Então, no último final de semana, Max saiu primeiro e Daniel o seguiu. No próximo final de semana será o inverso.

“Eles conhecem a situação, então não há nada para explicar”, falou Horner.

Após a penalidade de três lugares de Sebastian Vettel, Verstappen agora subiu para a P4 no grid de domingo. Já Vettel cai para a P6 com Ricciardo ficando na P7.