Aston Martin analisa desempenho de Vettel na Austrália: “Qual carros estamos oferecendo”

O novo chefe de equipe da Aston Martin, Mike Krack, está investigando por que Sebastian Vettel estava “tão fora de forma” no fim de semana do GP da Austrália e os motivos que fizeram o tetracampeão ter um desempenho ‘anormal’ durante a etapa em Melbourne.

O alemão, que marcou sua estreia em 2022 após ficar longe das duas primeiras etapas por conta da Covid-19, encarou um dos finais de semana mais complicados de sua carreira de 280 corridas . No TL1 no Albert Park, a Aston Martin do piloto sofreu um problema na unidade de potência, forçando-o a parar na pista. Nisso, usou a scooter de um fiscal de pista para retornar aos boxes, mas a FIA, porém, não gostou e o multou em € 5.000.

Depois de perder todo o TL2 devido a equipe substituir a unidade de potência, no treino final da manhã de sábado sofreu novo incidente e colidiu com uma barreira, danificando a frente do AMR22. Após trabalho dos engenheiros, Vettel conseguiu sair nos últimos minutos da classificação, mas incapaz de fazer volta rápida – a sessão foi atrasada por bandeira vermelha após colisão entre Lance Stroll e Nicholas Latifi.

Após largar em 18° no grid, Sebastian vinha em prova de recuperação quando bateu novamente durante a corrida para encerrar um fim de semana a ser esquecido para o tetracampeão de F1. Mais tarde, sugeriu que sua falta de tempo com o carro antes de Melbourne era em parte culpada, algo que Krack decidiu olhar por outra visão.

Avaliando todos os acontecimentos do final de semana por parte do alemão, o dirigente disse que “primeiro de tudo, estou feliz que Seb esteja bem depois de todos esses incidentes. Mas se alguém como ele, um tetracampeão mundial, está tendo os problemas que teve no fim de semana, isso não se deve a não pilotar, pois pilotou este carro.”

“Isso é algo que realmente precisamos analisar, qual carro estamos oferecendo, qual feedback que tem recebido do carro. Certamente concordaria comigo que ter o desempenho que teve neste fim de semana não é normal, e não acho que esteja relacionado a ter perdido duas corridas.”

Apontando que Vettel já foi três vezes vencedor em Melbourne, em 2018 com a Ferrari, disse que “sabe onde está.Ele fez alguns testes com o carro, então seria fácil dizer ‘Ah, ele não esteve lá por dois fins de semana’. Um piloto desse nível, realmente precisamos verificar quais ferramentas estamos dando a ele.”