A Aston Martin e a Alpine receberam multas de € 5.000 cada, como resultado da confusão que ocorreu no pit lane durante a qualificação para o Grande Prêmio da Itália.
No final do Q2, um fluxo de carros saiu de suas garagens na esperança de obter o vácuo necessário em Monza, para garantir um tempo rápido.
Mas o caos se desenrolou quando Sebastian Vettel da Aston Martin foi liberado por sua equipe no caminho de Lewis Hamilton da Mercedes, que foi forçado a evitar um acidente.
A aplicação da multa na Aston Martin foi acompanhada de um relatório dos comissários que dizia: “Vários carros foram liberados no pit lane ao mesmo tempo. O piloto do carro 5 (Vettel) foi liberado por sua equipe, mas ao mesmo tempo o outro carro da equipe também estava sendo liberado.”
“Isso fez com que o carro 5 se movesse para a pista rápida quando o carro 44 (Hamilton) estava passando e o carro 44 teve que evitar um acidente.”
Momentos depois, um membro da equipe Alpine efetivamente impediu Vettel e Hamilton de progredir, enquanto liberava Esteban Ocon para o pit lane.
Depois de multar a Alpine pelo ‘membro da equipe no pit lane operando de maneira insegura’, um outro relatório dos comissários dizia: “O membro da equipe do carro 31 (Ocon), que foi responsável por liberar o carro 31, se posicionou perto da via rápida no caminho do carro 5.”
“Embora os comissários aceitem que membros de outras equipes também foram para mais longe no pit lane, eles não obstruíram outro carro e não estavam em uma situação particularmente perigosa.”
“No caso do carro 31, os comissários determinaram que se tratou de um ‘ato inseguro’,” encerra o relatório.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon