O chefe da equipe Aston Martin, Otmar Szafnauer, recusou descartar um eventual processo contra a FIA devido a mudanças nos regulamentos que prejudicaram seriamente sua equipe e a Mercedes nesta temporada.
Uma série de modificações feitas para este ano, reduziram o downforce gerado pelo assoalho do carro, o que prejudicou as equipes que usam o conceito de baixo rake, incluindo a Aston Martin.
As modificações levaram a Aston Martin para a parte inferior do pelotão intermediário nesta temporada, enquanto a Mercedes perdeu sua clara vantagem sobre seus rivais.
Embora as mudanças tenham sido feitas por razões de segurança, uma vez que o downforce estava se tornando muito grande para os pneus da Pirelli, Szafnauer questionou o motivo geral.
“É difícil saber a intenção”, disse Szafnauer à Sky Sports F1. “Essa é uma pergunta para a FIA.”
“A mudança de regulamento foi feita por razões de segurança, esse tipo de governança cabe exclusivamente à FIA.”
Szafnauer também deu a entender que a FIA não estava sozinha na alteração das regras, e que as pessoas do departamento de aerodinâmica da F1 também estavam envolvidas.
Quanto aos próximos passos, o chefe de 56 anos disse: “O certo é ter discussões com a FIA e descobrir exatamente o que aconteceu e porquê, e ver se há algo que pode ser feito para tornar mais equilibrado.”
“Nós, como equipe, temos que trabalhar duro para tentar recuperar tudo o que pudermos, mas ao mesmo tempo devemos ter discussões com a FIA para ver se algo pode ser feito para tornar isso um pouco mais justo.”
Pressionado ainda sobre se a equipe poderia processar a FIA se ela não obtivesse o direito de alterar seu carro, Szafnauer acrescentou: “Acho que podemos chegar a esse ponto após as discussões. É difícil prever. A coisa certa a fazer é ver o que pode ser alterado”, concluiu.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.