Agora é oficial: a Audi vai, finalmente, entrar no grid da F1. Nesta sexta-feira (26), a categoria confirmou os rumores dos últimos dias e anunciou a chegada da montadora a partir da temporada 2026.
A divulgação, entretanto, não passou de mera formalidade já que a notícia da chegada da marca alemã ganhou força nos últimos dias. Inclusive, o noticiário já indicava que a confirmação seria feita justamente neste final de semana de GP da Bélgica.
“Automobilismo é uma parte integral do DNA da Audi. F1 é um palco global e um laboratório de desenvolvimento altamente desafiador para nossa marca”, afirmou Markus Duesmann, presidente do conselho da montadora.
“A combinação de alta performance e competição é sempre um precursor de inovação e tecnologia em nossa indústria. Com as novas regras, agora é o momento certo para nos envolver. Após tudo, F1 e Audi perseguem os objetivos de sustentabilidade”, completou.
Através do comunicado oficial, a Audi afirmou que vai anunciar o parceiro técnico no futuro. Entretanto, de acordo com as informações que têm sido veiculadas, acredita-se que vai se envolver com a Sauber.
A confirmação acontece pouco depois do novo regulamento técnico ter sido aprovado pelo Conselho Mundial de Automobilismo na última semana. Entre as novas diretrizes, o comprometimento da F1 em se tornar mais sustentável e ter um teto de gastos estabelecido
A entrada da Audi é a primeira do grupo Volkswagen na categoria. É esperado que a Porsche também se junto com a irmã alemã através de uma parceria técnica com a Red Bull.
“Estou muito feliz em receber a Audi na F1, uma marca automotiva icônica, pioneira e inovadora tecnologicamente. Esse é um momento enorme para nosso esporte que ressalta a enorme força que temos como plataforma global que continua a crescer”, disse Stefano Domenicali, diretor-executivo da F1.
“É também um grande reconhecimento que nosso movimento para motores híbridos e com combustível sustentável em 2026 é a solução do futuro para o setor automotivo. Estamos todos ansiosos em ver o logo da Audi no grid e vamos saber mais de seus planos em breve”, completou.
O motor da Audi vai ser desenvolvido na fábrica localizada em Neuburg, não muito longe do HQ da marca alemã em Ingolstadt. No local, já existem bancadas para testes de motores da F1 como também propulsores elétricos e baterias.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon