A já anunciada entrada da Audi na Fórmula 1, prevista para 2026, parece estar sofrendo uma inesperada disputa interna. Chefes da equipe estão em rota de colisão, segundo relatos.
Andreas Seidl, CEO da Audi para o projeto da F1, e Oliver Hoffmann, representante-chefe do projeto, estariam em desacordo sobre a liderança da futura equipe.
O desacordo teria começado com a nomeação de Hoffmann para a F1 em março. A criação desse novo cargo aparentemente conflita com as atribuições de Seidl.
Enquanto Seidl é o CEO, responsável por executar o plano da Audi na F1 e ser o rosto público da equipe, Hoffmann supervisiona todas as áreas do projeto, incluindo a base da Sauber em Hinwil, o desenvolvimento do motor em Neuburg, e a direção estratégica da equipe.
Fontes do AutoAction afirmam que, na prática, as funções se sobrepõem, gerando conflitos entre ambos.
Hoffmann pretenderia demitir Seidl, assumir suas funções como CEO e ainda contratar Mike Krack, chefe de equipe na Aston Martin, para liderar a Audi na F1.
Seidl, por sua vez, estaria pressionando a diretoria da Audi para dispensar Hoffmann, incorporar suas atribuições e também contratar Krack como chefe de equipe.
Resumindo, os dois executivos mais graduados da Audi para a F1, concordam sobre quem seria o melhor chefe do time (Krack), mas nenhum quer ceder o protagonismo e prefere ver o rival demitido.
Essa briga interna acende um alerta para a Audi. Times de F1 com gestões tumultuadas frequentemente sofrem na pista.
Apesar da tensão, a Audi segue em frente. Recentemente, contratou Stefan Strähnz, ex-Mercedes, para um novo cargo na Sauber, se reportando diretamente à Seidl.
Se as disputas internas se confirmarem, a Audi precisará resolvê-las rapidamente para o bem do projeto. Afinal, há muito trabalho pela frente até a estreia em 2026. A Sauber, atual detentora da vaga no grid e que será assumida integralmente pela Audi em 2026, é a equipe mais lenta da F1 no momento, e a definição do segundo piloto para 2025, ao lado do já confirmado Nico Hulkenberg, segue indefinida, com Carlos Sainz enrolando a negociação e nomes como Esteban Ocon e Liam Lawson na mira.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.