Audi fica com 75% da Sauber, anúncio pode acontecer em Spa

Desde o início do ano, muito se especulou sobre a entrada da Audi e Porsche na F1 a partir de 2026. Entretanto, nada foi anunciado até o momento. Porém, o site alemão, Motorsport-Total.com, informou que uma parceria foi fechada entre Audi e Sauber, no qual a Audi assumirá 75% da Sauber. O site ainda fala de um possível anúncio no GP da Bélgica neste fim de semana.

Esperava-se que um acordo entre Porsche e Red Bull Racing fosse ser o primeiro a ser fechado, mas aparentemente não é o caso. Está claro que as duas marcas irão entrar em uma colaboração, mas até então nada se sabia sobre a situação da Audi, que até o momento estava explorando suas opções. Rumores sobre uma parceria entre a Audi e diversas equipes como McLaren, Aston Martin, Williams e a própria Sauber estavam no radar.

Segundo a mídia alemã, o chefe da DTM, Gerhard Berger, aconselhou a Audi sobre sua entrada na F1, e tido um papel importante nas negociações com a Sauber. Mesmo com o austríaco negando seu envolvimento no processo, e confirmando que, na verdade, estava ligado às negociações entre Audi e McLaren, que acabou não acontecendo.

Como é sabido, Andretti também tinha interesse em se filiar à Sauber e chegou a fazer uma oferta ainda em 2021. No entanto, segundo o portal de notícias alemão, a Audi estava disposta a pagar mais, por menos ações do que Andretti, e no fim ficará com 75% da equipe suíça. Além disso, a montadora alemã estaria disposta a atender algumas demandas do coproprietário da Alfa Romeo, Finn Rausing. O chassi da Alfa Romeo será construído pela Hinwil, e o motor pela própria Audi. Quem supervisionará as atividades da marca alemã na F1 será Adam Baker, contratado por eles no final de 2021, e terá um cargo de diretor