A Arábia Saudita cruzou o caminho da F1 pela primeira vez em 2021, sediando a penúltima etapa de um campeonato histórico. Neste ano, o circuito de Jeddah Corniche apareceu mais cedo no calendário, recebendo a segunda corrida do mundial.
O mesmo se repete para 2023, com a prova marcada para 19 de março. No ano seguinte, 2024, Jeddah vai abrir os trabalhos da temporada, tirando o posto de primeira anfitriã da Austrália. O fato se dá em virtude do período do Ramadã no país – nono mês do calendário lunar islâmico, no qual é considerado sagrado, marcado pela realização de jejuns e obras de caridade.
Albert Park, em Melbourne, foi o pontapé inicial da F1 por muitos anos. Recebeu todas as aberturas das temporadas, exceto duas, de 1996 a 2019. Em 2020, chegou a sediar o primeiro dia de evento, na quinta-feira, dia destinado às atividades de mídia, mas com o surto da Covid-19 no globo, a prova foi cancelada.
Após três anos sem ser o “primeiro da fila”, o país da Oceania vai voltar a sediar a rodada de abertura da F1, conforme seu novo acordo com a categoria. O plano era para 2024, mas devido o pedido Arábia Saudita, o cronograma foi ajustado para 2025.
“Parte do acordo fará com que Melbourne receba a primeira corrida da temporada de Fórmula 1 por pelo menos quatro anos entre 2023 e 2037, com a Arábia Saudita sediando a primeira corrida da temporada de Fórmula 1 de 2024 em respeito ao Ramadã”, informou um comunicado oficial do Governo de Victoria.