A novela finalmente teve seu capítulo final: Gabriel Bortoleto fechou oficialmente com a Sauber. Nesta quarta-feira, a equipe fez o anúncio do brasileiro a partir da temporada 2025, promovendo o retorno do Brasil ao grid em tempo integral após oito anos.
Essa foi uma história que se alongou por diversos meses. Os primeiros rumores passaram a surgir em setembro e ganharam força quando Mattia Binotto, que assume a chefia da equipe como Audi, passou a elogiar o atual líder da Fórmula 2.
Entretanto, ao longo do caminho, às vezes os boatos ganhavam cada vez mais força, ainda empurrados pela ajuda de Fernando Alonso, que gerencia a carreira de Gabriel, e em outros momentos esfriavam com a possível renovação de Valtteri Bottas e outros nomes entrando na disputa como Mick Schumacher e mais recentemente, Franco Colapinto.
Mas, no final, foi Bortoleto quem ficou com o assento ao lado de Nico Hülkenberg para o ano que vem. Ainda apoiado pela McLaren, que reforçou que não impediria o brasileiro de conseguir uma vaga na F1, o piloto, então, encerra sua parceria com o time inglês.
“Este é um dos projetos mais emocionantes do automobilismo, se não de todos os esportes. Entrar para uma equipe que combina a rica história do automobilismo da Sauber e da Audi é uma verdadeira honra. Além de ser apenas um membro, pretendo crescer com este projeto ambicioso e atingir o auge do automobilismo”, falou Gabriel.
“Sou incrivelmente grato pela oportunidade que me foi dada pela equipe e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de nutrir jovens talentos, e estou confiante de que, juntos, escreveremos nossa própria história de sucesso”, completou.
Agora, com o anúncio de Gabriel na Sauber, todas as vagas do grid da temporada 2025 da F1 já estão definidas.