Valtteri Bottas mostrou grande desempenho na corrida Sprint do GP de São Paulo de F1. No fim da tarde deste sábado (13), o finlandês pulou para a primeira colocação ainda na largada e não foi mais ameaçado para vencer a prova de classificação.
Com a punição a Lewis Hamilton, que foi jogado para último, o competidor da Mercedes começou em segundo em Interlagos. Assim que as luzes se apagaram, saltou para a ponta sem nem se dar conta de Max Verstappen e disparou no primeiro posto, sem ser ameaçado até a bandeira quadriculada. Com isso, larga da pole no domingo.
O holandês da Red Bull chegou a se aproximar de Bottas, mas não conseguiu consumar a ultrapassagem e terminou em segundo, fechando a primeira fila. Carlos Sainz também fez grande largada, mas terminou em terceiro, dividindo a segunda fila com Sergio Pérez.
Hamilton precisou fazer corrida de recuperação após ser desclassificado. Mas o inglês foi ganhando posições e cruzou a linha de chegada em quinto, mas larga em décimo no GP principal por conta de uma punição por conta de uma troca do motor de combustão.
Confira como foi a corrida Sprint do GP de São Paulo da F1:
Antes da largada da corrida de classificação em Interlagos, uma importante mudança no grid. Por conta de uma irregularidade na asa traseira, Lewis Hamilton perdeu a pole-position e foi desclassificando, caindo para a última colocação.
Com isso, Max Verstappen saltou para o primeiro posto, com Valtteri Bottas, Serio Pérez, Pierre Gasly, Carlos Sainz e Charles Leclerc completam as três primeiras filas da prova de 24 voltas e que determina as posições do GP do domingo.
No quesito da escolha de pneus, Verstappen, Pérez, Leclerc, Norris, Ricciardo, Alonso, Vettel, Stroll, Latifi, Russell e Hamilton optaram pelo composto médio. O restante optou por usar a borracha mais macia da gama disponível.
Largada autorizada e Valtteri largou muito bem, dando o bote em cima de Max e assumindo a primeira colocação. Quem também teve boa saída foi Sainz, que consumou a passada em cima do holandês e ficou com o segundo posto.
De todo o pelotão, Hamilton foi quem teve a melhor largada ao conseguir quatro colocações e saltar para 16º. Enquanto isso, Kimi Räikkönen acabou rodando no S do Senna após uma dividida com Antonio Giovinazzi, caindo para último.
Na terceira volta, Verstappen se queixou com a Red Bull por um problema em sua caixa de câmbio. O competidor afirmou que estava com dificuldade com a sincronização do componente, mas o engenheiro garantiu que iria resolver.
Com o pneu aquecendo e podendo abrir a asa móvel, Verstappen não encontrou resistência para consumar a ultrapassagem em cima do espanhol da Ferrari. O líder da classificação aproveitou o vácuo para se aproximar.
No fundo do pelotão, o heptacampeão da Mercedes vinha escalando com facilidade o pelotão. Com seis giros completados, estava na 12ª colocação com a volta mais rápida ao ter anotado 1min12s357.
A ordem na pista era Bottas, Verstappen, Sainz, Pérez, Leclerc, Norris, Gasly, Ocon, Vettel e Ricciardo completando os dez melhores da corrida Sprint.
Uma boa briga que começou a pegar fogo na prova era válida pela quinta colocação. O aniversariante Norris colocou lado a lado com Leclerc, mas sem conseguir passar em uma primeira atacada. Entretanto, depois tentou de novo e conseguiu superar o monegasco.
Depois de muito tentar, Hamilton conseguiu ultrapassar Ricciardo com a asa aberta na entrada do S do Senna. Com isso, assumiu a décima colocação e começou a caçada em cima do Vettel – vale lembrar que Lewis ainda tem de pagar punição de cinco posições no domingo.
Menos de dez voltas para o fim e Verstappen se aproximou de forma ameaçadora de Bottas, ficando a menos de 1s do finlandês e já podendo usar a asa móvel. Valtteri estava de pneu macio, enquanto Max calçava médio.
Enquanto Hamilton já aparecia em sétimo a pouco mais de 1s de Leclerc, sexto, o holandês da Red Bull mantinha o ritmo atrás do finlandês da Mercedes. A equipe austríaca pedia para o piloto esperar o adversário desgastar mais os pneus.
Bandeira quadriculada e Bottas venceu, garantindo a pole-position do domingo. Verstappen larga em segundo, com Sainz, Pérez e Norris completando o top-5. Apesar de Lewis terminar em quinto, tem punição a pagar.