Bottas deixa Fórmula 1 após GP de Abu Dhabi

Valtteri Bottas encerrou sua passagem como piloto titular da F1. Com o final do GP de Abu Dhabi deste domingo (8) e da temporada 2024, o piloto está oficialmente a pé para 2025 e, portanto, sem espaço no grid.

Foram 12 anos competindo na principal categoria do automobilismo mundial. Com passagens por equipes como Williams, Mercedes, Alfa Romeo e atualmente a Sauber, que se torna Audi em 2026, o finlandês chegou a escrever seu nome na categoria.

Sem sombra de dúvidas, sua melhor época foi quando dividia a equipe alemã junto com Lewis Hamilton. Apesar de nunca de fato ter conseguido disputar pelo título, chegou a vencer dez provas e largar 20 vezes da pole-position, além de ter conquistado o vice-campeonato nas temporadas de 2019 e 2020.

Ao longo de todos os seus anos na F1, Bottas teve nada menos que 247 largadas, onde subiu 67 vezes ao pódio e anotou 19 voltas mais rápidas. Ainda, no total, conseguiu somar nada menos que 1.757 pontos.

Os últimos campeonatos, especialmente em 2024, não tem sido fáceis para Valtteri. Apesar de ter adotado uma postura mais tranquila e relaxada fora das pistas, inclusive constantemente postando fotos sem roupa, um carro pouco competitivo da Sauber tem complicado a vida dentro das pistas.

Desde sua estreia na F1, é a primeira vez que o competidor termina um campeonato sem ter somado nenhum ponto. Entretanto, ao menos conseguiu terminar Abu Dhabi em alta, já que na classificação conseguiu a nona posição de largada, seu melhor resultado desde que chegou à Sauber.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.