Valtteri Bottas foi quem liderou o primeiro treino livre bastante modorrento do GP da Inglaterra da F1. Nesta sexta-feira (1), por conta das condições molhadas, pouca ação foi vista e quem levou a melhor foi o finlandês.
Durante a 1h de duração da atividade que abriu o final de semana em Silverstone, poucos pilotos chegaram, de fato, a anotar uma volta rápida. A dupla da Ferrari foi quem ficou nas duas primeiras colocações por boa parte da sessão.
Entretanto, foi com menos de cinco minutos para a bandeira quadriculada que o cenário mudou. O titular da Alfa Romeo acertou uma volta boa e com a marca de 1min42s249, ficou com a ponta da tabela.
Ainda, pilotos vinham para bater o competidor, mas Lance Stroll provocou uma bandeira vermelha e obrigou todos a abortar. Lewis Hamilton ficou em segundo, seguido por Carlos Sainz, Charles Leclerc e Mick Schumacher.
Saiba como foi o treino livre 1 do GP da Inglaterra da F1:
O treino livre 1 marcou o início das atividades na pista para os pilotos. Isso porque para a corrida em Silverstone, a F1 retomou as entrevistas coletivas na quinta-feira, retomando o media day tradicional.
No momento da primeira sessão do final de semana, a chuva se fez presente e assim que o cronômetro começou a rodar, a pista estava molhada. Isso obrigou os competidores a calçarem os pneus de condições intermediárias.
Após dez minutos de treino já passados, apenas Charles Leclerc havia anotado tempo. O monegasco da Ferrari marcou 1min43s801 e logo voltou aos boxes, com apenas Alexander Albon e Yuki Tsunoda se mantendo na pista.
Os pilotos começavam, aos poucos, deixarem os boxes para sentir as condições da pista. Até o momento, Charles ainda era o primeiro, seguido por Lance Stroll, Tsunoda e Sebastian Vettel completando aqueles com voltas rápidas.
Com pouco mais de 15 minutos de treino já completados, a AlphaTauri informou a Gasly que a chuva parou e que não deve retornar. Ao mesmo tempo, um leve de sol começou a sair em Silverstone e, portanto, o asfalto começaria a secar.
Metade da sessão já completada e apenas oito pilotos anotaram uma volta rápida até o momento. O novo líder da tabela é Carlos Sainz com 1min42s967, com Valtteri Bottas, Leclerc, Zhou Guanyu e Kevin Magnussen completando o top-5.
Assim que Lewis Hamilton deixou os boxes, foi altamente vibrado pela torcida local. O inglês, que ia dar seus primeiros giros cronometrados, optou por seguir com pneu intermediário para sentir como estão as condições.
O treino estava bastante calmo e sem muito acontecendo. Os pilotos estavam todos de volta para os boxes e a chuva voltou – o heptacampeão da Mercedes, então, aproveitou para acenar para o público presente nesta sexta-feira.
Hamilton era o único competidor que estava acelerando na pista. Em seu giro, fez um primeiro setor verde, foi mais lento no segundo e, no terceiro foi igualmente amarelo, anotando a sétima marca a 6s5 do ponteiro.
Com o treino encerrado, Bottas fechou como o mais rápido da manhã. Nos últimos instantes, Lance Stroll escapou e provocou uma bandeira vermelha, impedindo qualquer outro piloto de superar o finlandês.
Resultado do treino livre 1 do GP da Inglaterra da F1:
1) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), 1’42.249
2) Lewis Hamilton (Mercedes), 1’42.781
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari), 1’42.967
4) Charles Leclerc (Ferrari), 1’43.801
5) Mick Schumacher (Haas/Ferrari), 1’43.895
6) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari), 1’46.171
7) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 1’48.161
8) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 1’51.243
9) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull), 1’51.373
10) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes), 1’59.168
11) George Russell (Mercedes), s/tempo
12) Sergio Pérez (Red Bull), s/tempo
13) Esteban Ocon (Alpine/Renault), s/tempo
14) Fernando Alonso (Alpine/Renault), s/tempo
15) Alexander Albon (Williams/Mercedes), s/tempo
16) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes), s/tempo
17) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull), s/tempo
18) Lando Norris (McLaren/Mercedes), s/tempo
19) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes), s/tempo
20) Max Verstappen (Red Bull), s/tempo
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon