A temporada ainda não começou e já parece que as coisas não estão boas para Valtteri Bottas.
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, desafiou-o a estar no mesmo nível de Lewis Hamilton, se quiser manter o seu lugar, Esteban Ocon está lá como piloto reserva pronto para atacar antes do banco de Bottas ficar completamente frio, e agora ele chega em 2019, sem seu patrocinador de longo prazo, o Grupo Wihuri.
O conglomerado finlandês citou uma temporada “decepcionante” com um “resultado fraco”, como parte do motivo pelo qual eles decidiram fechar o contrato de patrocínio de Bottas, algo que estava em vigor há quase 20 anos.
Tendo que aceitar os fatos, a temporada de 2018 não foi nada boa para Bottas, que se tornou o primeiro piloto da Mercedes desde 2012, a percorrer toda a temporada sem conquistar uma única vitória.
Quatro resultados consecutivos em quinto lugar, para terminar a temporada, não mostraram sinais de que um renascimento em 2019 é certo, e seu quinto lugar na classificação do Campeonato Mundial foi um inquestionável mau desempenho.
No entanto, as coisas poderiam ter funcionado de forma muito diferente para Bottas.
Um início de temporada muito forte mudou para falta de sorte, e ao contrário de um monte de pontos, ele acabou se tornando o cara ‘em queda’ na Mercedes.
Ele foi incapaz de tirar o rótulo de ‘ajudante’, anexado a ele, após ter recebido a ordem de equipe, para que desse passagem para Lewis Hamilton, na Rússia.
A Mercedes dificilmente forneceu a plataforma e o ambiente para que Bottas tentasse acertar sua temporada, e com a notícia de que seu principal patrocinador o dispensou, ele ainda está sentindo as conseqüências disso até agora.
Bottas não reagiu particularmente bem a contratempos anteriores. Com toda crítica honesta (algumas vezes honesta demais) de suas performances, ele parece regredir ainda mais em sua própria concha.
Será fascinante ver se ele usa essa perda de patrocinador como mais motivação para provar que seus críticos estão errados, ou se vai reconhecer que seu tempo na principal categoria de automobilismo está acabando.
A atenção já vem se voltando para as opções potenciais para Bottas pós-Mercedes, com um retorno a Williams parecendo a escolha mais óbvia.
No entanto, com os pilotos tendo que pagar um prêmio pesado para conseguir um lugar, a falta de um grande patrocinador pode afetar suas chances de permanecer na Fórmula 1.
Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – “ESQUENTA | ePrix de MARRAQUEXE – Fórmula E 2018/2019”:
“Schumacher não respira com ajuda de aparelhos”, diz jornal britânico:
Confira os melhores momentos da Fórmula E na Arábia Saudita:
EQUIPES E PILOTOS | FORMULA E 2018/2019 | Campeonato ABB FIA Fórmula E
Assista ao “RESUMÃO” das novidades da F-E para temporada 2018/2019?