Ross Brawn afirmou que não acredita que o design radical ‘sem sidepod’ da Mercedes, possa violar os regulamentos técnicos.
A Mercedes causou um rebuliço no paddock no Bahrein ao introduzir sidepods dramaticamente redesenhados em seu W13, em comparação com o primeiro teste de pré-temporada em Barcelona.
O design ‘sem sidepod’ da Mercedes levou a boatos que o chefe da Red Bull, Christian Horner, teria questionado a legalidade do design do W13. No entanto, essas insinuações foram negadas pela Red Bull, que afirmou que as citações atribuídas a Horner são ‘incorretas’.
Ross Brawn, diretor de automobilismo da Fórmula 1,que foi o principal arquiteto por trás da revisão radical dos regulamentos técnicos para esta temporada, disse que o design da Mercedes ‘sem sidepod’ é um conceito extremo.
“Acho que não há dúvida que o conceito da Mercedes não foi antecipado por nós”, disse Brawn. “Acho que é uma interpretação muito extrema do regulamento e acho que inevitavelmente haverá muito debate sobre sua interpretação.”
“É o que acontece com novos regulamentos. Por mais que você tente fechar todas as opções, e acredite, fechamos centenas delas, a inovação na Fórmula 1 é sempre extrema. Então, do nosso ponto de vista, trata-se principalmente de afetar os objetivos dos regulamentos. Do ponto de vista das equipes, eles querem ter certeza de que ninguém está fazendo uma interpretação que eles não achem correta. Então eu acho que vai haver muito debate nos próximos dias”, disse ele.
Brawn continuou, dizendo que não viu nenhum projeto de equipe que ele acredita violar os regulamentos técnicos ou ir contra a intenção do pacote de regras revisado para 2022.
“Acho impossível prever o escopo criativo das equipes. Uma vez que eles obtêm os regulamentos, você tem 1.000 engenheiros trabalhando em todos os regulamentos e como eles podem usá-los”, explicou Brawn. “Então, algumas dessas soluções honestamente nunca foram previstas.”
“Vamos voltar a investigar essas soluções e garantir que elas mantenham os objetivos das novas regras. Nossas impressões iniciais são de que não há nada aqui com o qual nos preocuparíamos demais em termos desses objetivos dos regulamentos.”
“Então é fascinante ver uma gama tão ampla de soluções. O que eu acho que se tornou uma mudança radical para as equipes, são muitas inovações mais frias, muitas inovações nas trocas de calor e nos radiadores, e que deu a eles mais espaço para criar os designs que temos agora”, acrescentou.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.