Max Verstappen apresentou um desempenho impressionante no México, que lembrou o heptacampeão Michael Schumacher, segundo o diretor de esportes motorizados da F1, Ross Brawn.
O piloto da Red Bull ampliou sua vantagem na disputa pelo título sobre Lewis Hamilton para 19 pontos, com uma pilotagem dominante depois de passar o britânico e seu companheiro de equipe na Mercedes, Valtteri Bottas, com uma ótima largada e freando tarde na primeira curva.
Para Brawn, que trabalhou como diretor técnico na Ferrari e supervisionou a era de domínio da Scuderia, que a fez conquistar seis títulos consecutivos de construtores de 1999-2004, e cinco campeonatos de pilotos com Schumacher, Verstappen destacou suas qualidades semelhantes às do alemão, na forma como mapeou seu momento de definição da corrida.
“Max não errou”, disse Brawn em sua coluna regular pós-corrida. “Foi uma atuação impressionante. Embora Checo (Sergio Perez) tenha recebido o voto de ‘piloto do dia’ (natural pelo fato da corrida ser no México), para mim isso vai para Max por seu controle na primeira curva, como ele fez uma relargada perfeita depois do safety car, e como ele não deixou ninguém chegar perto depois disso.”
“O chefe da Red Bull, Christian Horner, disse após a corrida que Max gastou muito tempo avaliando estratégias potenciais que ele poderia usar na largada. Isso me lembra de como Michael Schumacher costumava passar muito tempo andando em uma pista na quinta-feira antes do fim de semana de corrida.”
“Ele olhava para as curvas e verificava as rotas ‘de fuga’ se as coisas dessem errado. Ele então sabia se poderia escapar com segurança de um movimento ousado e teria mais confiança para fazer esse movimento.”
“Max acertou a primeira curva muito bem no México e teve confiança para acertá-la”, disse ele.
Apesar da vantagem de Verstappen, Brawn acrescentou: “Faltam quatro corridas e tudo pode acontecer, por isso esta luta pelo campeonato ainda está longe do fim. Ouvi alguém dizer que ambos merecem o título, e de certa forma, merecem mesmo”, acrescentou.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon