O diretor de esportes motorizados da Fórmula 1, Ross Brawn, disse que os fãs receberam bem o crescimento do calendário, mas que há um limite para a duração de uma temporada.
A programação da Fórmula 1 tem se expandido gradualmente nos últimos anos, com um recorde de 22 GPs em 2021.
Esse recorde já deve ser superado no próximo ano, com 23 eventos programados, enquanto a China, dependendo da pandemia, e o Catar devem retornar em 2023.
Como parte de um compromisso para um calendário cada vez maior, os finais de semana de GP serão reduzidos de quatro para três dias, com atividades de mídia e fiscalização mudadas de quinta para sexta de manhã, antes dos treinos livres à tarde.
Brawn falou sobre o assunto: “Temos muita sorte de termos muito interesse de promotores e países em sediar um GP. Temos grandes corridas chegando, Arábia Saudita este ano, tivemos uma corrida no Catar, eles estão olhando para o que farão com o circuito para o futuro, no ano que vem teremos Miami, também.”
“Mas há uma pressão ascendente muito bem-vinda para termos mais e mais corridas, mas há um limite para o que podemos alcançar, o que podemos fazer com que as equipes.”
“O que descobrimos é que não estamos saturando os fãs, pelo menos a maioria dos fãs, não estamos recebendo a mensagem de que temos muitas corridas, eles querem mais, então estamos tentando encontrar esse equilíbrio”, disse ele.
“Uma das coisas que queríamos fazer era aliviar um pouco a carga das equipes, porque com um fim de semana convencional como o que temos agora, muitas vezes eles chegam na segunda ou terça-feira para começar a se preparar, então quando você termina uma corrida, já estará muito próximo da outra, se forem em finais de semana consecutivos.”
“Comprimimos o final de semana para que o treino seja sexta-feira à tarde, e as verificações ocorram na sexta-feira de manhã. As equipes que quiserem poderão reduzir seus programas em um dia, e haverá ‘toques de recolher’ para impedi-las de trabalharem horas excessivas antes de uma ida para a pista, então é realmente apenas tentar tornar o final de semana mais eficiente e compacto”, finalizou.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.