Fernando Alonso voltou à Fórmula 1 nesta temporada após uma ausência de dois anos. Ele fez seu retorno no time onde se sagrou campeão mundial em 2005 e 2006, a Alpine (ex-Renault). Aos 40 anos, Alonso é um dos pilotos mais experientes do grid e de acordo com o diretor da Alpine talvez esteja melhor do que nunca.
Alonso participou de 322 GPs. Além de dois títulos mundiais, o espanhol soma 32 vitórias, 97 pódios, 22 poles e 23 voltas mais rápidas. Depois de um período decepcionante na McLaren, ele deu um passo para trás na Fórmula 1, mas nunca descartou uma volta.
O diretor da Alpine, Marcin Budkowski, disse em uma entrevista ao The Race, que está muito impressionado com Alonso. “Trabalhei com vários pilotos ao longo de pouco mais de vinte anos na Fórmula 1, e ele é muito impressionante”. Budkowski elogia particularmente o profissionalismo de Alonso. “Ele me lembra um pouco Michael (Schumacher) para ser honesto, quando eu estava na Ferrari e ele era a referência em termos de profissionalismo e como ele era meticuloso em sua abordagem. Vejo essa característica em Fernando também.”
Budkowski continuou: “Ele me impressiona. Estamos na parede do pit, temos todos os dados e supervisão total da corrida. Ele está no carro pilotando em alta velocidade e tem quase a mesma análise da corrida que temos, sem tantos dados ou a capacidade de análise que temos no box.”
O modo como o espanhol conseguiu manter o mais rápido Lewis Hamilton atrás dele por onze voltas na Hungria, foi um bom exemplo da experiência de Alonso. Algo que um Alonso mais jovem teria achado mais difícil de realizar, de acordo com Budkowski. “Isso é o que mais me impressiona. Acho que podem ser seus vinte anos de experiência pilotando carros de Fórmula 1, mas não há muitos pilotos, mesmo com vinte anos de experiência, que seriam capazes de fazer isso”, concluiu.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.