Os carros construídos de acordo com os novos regulamentos técnicos para a temporada de 2022 podem ser apenas meio segundo mais lentos do que seus antecessores, apesar de serem muito mais pesados.
Além de um aumento de 40 kg no limite mínimo de peso, para 792 kg, as regras do próximo ano também simplificarão a suspensão dos carros e alterarão radicalmente sua aerodinâmica. As superfícies aerodinâmicas superiores serão simplificadas, enquanto as equipes estão recebendo maior liberdade para gerar downforce usando o assoalho dos carros, ou seja, a volta do ‘efeito-solo’.
Mesmo com essas mudanças, o diretor técnico da F1, Pat Symonds, sugeriu recentemente que os novos carros poderiam rodar meio segundo mais devagar do que as máquinas deste ano.
Quando os novos regulamentos foram confirmados pela primeira vez em 2019, o chefe da Aston Martin (anteriormente Racing Point), Otmar Szafnauer, previu que isso reduziria a velocidade dos carros em cerca de cinco a sete segundos. Ele agora concorda com a visão de Symonds sobre o desempenho no próximo ano.
“Vai depender da pista. Acho que em algumas das pistas estaremos no mesmo nível deste ano e em outras seremos mais lentos”, disse Szafnauer ao RaceFans. “Mas minha estimativa de cinco a sete segundos na época foi antes de nos aprofundarmos em nosso programa de desenvolvimento.”
“Acho que estaremos muito mais próximos, mesmo nas pistas em que será mais lento, deste ano, do que cinco a sete segundos. Pode ser em alguns lugares uma diferença de meio segundo e em outros lugares um a dois segundos”, concluiu.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon