Carros da Red Bull sem combustível para o caótico Q3

A Red Bull lamentou a oportunidade perdida em Spa, uma vez que conseguiu apenas a quarta fila, mesmo em condições de chuva, para o Grande Prémio da Bélgica.

Uma chuva mais pesada chegou durante o Q3, e o plano de sair com pneus slicks foi rapidamente abortado.

A natureza imprevisível e caótica da sessão de qualificação final deixou ambos os carros da Red Bull sem combustível suficiente e incapazes de disputar a pole position, um alvo mais realista para a equipe na chuva.

“Nessas condições, a pole pode ficar com qualquer um”, disse Horner à Sky Sports F1.

“Nós começamos com duas voltas de combustível no começo e, obviamente, começou a chover para todos que estavam com slicks”.

“Nós abortamos, mudamos para pneus intermediários, saímos direto, pois havia mais chuva no caminho e os dois pilotos tiveram uma boa primeira volta, terceiro e quarto.”

“Mas então a pista começou a melhorar e depois não houve tempo para entrar nos pits, abastecer o carro e colocar pneus novos”.

“Ironicamente, o infortúnio da Force India no início da sessão, onde eles saíram e permaneceram com slicks em condições molhadas, acabou dando tempo para depois eles fazerem o pitstopt trocando para os intermediários, e funcionou bem para eles.”

Max Verstappen havia apostado na briga pela pole position em sua primeira volta com pneus intermediários, mas logo caiu para a sétima colocação.

Ele disse: “Não foi o ideal, na hora pensamos que tínhamos a estratégia certa, mas nas últimas três voltas parou de chover”.

“Se você ficar sem combustível, ele pára. O set up do carro está para seco porque amanhã vai estar seco”.

“Vai ficar tudo bem, não estamos tão rápido quanto a Mercedes e a Ferrari, mas estaremos atrás deles. Vamos tentar fazer a melhor corrida e ver o que acontece.”

Daniel Ricciardo terminou um décimo atrás de Verstappen em oitavo, e rotulou sua sessão como “estranha”.

“Tudo tem a ver com a sincronização”, disse Ricciardo.

“Ficou mais seco no final, nós tínhamos feito nossas voltas no início achando que o tempo iria piorar, então apenas não tivemos sorte, eu acho”.

“Foi um pouco estranho, o carro não parecia estar com nada muito errado. Foi um pouco difícil”.

“Estamos tentando encontrar um ponto ideal, mas isso ainda não aconteceu. Agora está quente, estava congelando 15 minutos atrás. Nós estávamos um pouco sem sorte, amanhã é outro dia”, finalizou.