Foto: XPB Images
Com os circuitos de rua, a chance de ter um carro de segurança ou bandeira vermelha é sempre um pouco maior do que em um circuito normal. O Circuito da Cidade de Baku, é talvez o melhor exemplo disso, mas com que frequência vimos um carro de segurança ou bandeira vermelha na capital do Azerbaijão?
A F1 viajou para o Azerbaijão cinco vezes nos últimos seis anos. Desde 2016, apenas a corrida de 2020 não aconteceu devido ao coronavírus. As corridas são geralmente bem recebidas. Há muito espaço para ultrapassar no final da (quase) reta de 2,2 quilômetros. Existem oportunidades de ultrapassagens nas curvas dois e três.
Isso acontece com os muros de Baku bem perto. Portanto, é realmente incrível mencionar que durante a primeira edição em 2016, que foi disputada como GP da Europa, não foi necessário um único carro de segurança. Nico Rosberg venceu e a corrida acabou sendo um assunto desinteressante.
Em 2017, a corrida voltou como GP do Azerbaijão e essa mudança de nome imediatamente trouxe consigo toda a loucura. A edição daquele ano teve três períodos diferentes de safety car, bem como uma bandeira vermelha para limpar os detritos da pista após vários incidentes. Treze dos vinte pilotos que largaram, viram a bandeira quadriculada naquele ano.
Um ano depois, o carro de segurança Mercedes AMG estava fora dos boxes na primeira volta para acomodar todo o pelotão. Esteban Ocon e Sergey Sirotkin não conseguiram continuar após as primeiras curvas depois de incidentes separados. A corrida de 2018 ainda está na mente de muitos fãs da Red Bull, já que essa corrida foi entre Max Verstappen e Daniel Ricciardo. O australiano pilotou pela última vez com a equipe austríaca naquele ano.
Este cruzamento correu bem até a volta 40, quando os companheiros de equipe trouxeram um segundo carro de segurança. Você quase poderia dizer que um terceiro período de safety car foi necessário, mas porque Romain Grosjean parou o carro na parede durante o carro de segurança, então o segundo período foi estendido.
Em 2019, foram Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo que quase causaram o único período de safety car. O australiano para trás, na Toro Rosso do russo. No entanto, ambos os pilotos foram capazes de continuar seu caminho para os boxes. Vimos um breve carro de segurança virtual devido ao carro paralisado de Pierre Gasly.
Passamos então para a última edição realizada, a de 2021. Esta teve dois momentos de safety car devido a duas colisões violentas. Lance Stroll, durante um longo período com pneus duros, viu seu pneu Pirelli traseiro esquerdo estourar de repente. Ele acabou na parede e um carro de segurança foi necessário para limpar o Aston Martin da pista. Verstappen estava a seu caminho para vencer no Azerbaijão, mas na volta 46 ele teve o mesmo problema que seu rival canadense e também terminou sua corrida no muro. O período de carro de segurança acabou sendo alterado para uma bandeira vermelha. Claro, apenas cinco corridas foram disputadas, mas duas situações de bandeira vermelha em cinco disputas continua sendo um número alto.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.