O CEO da Ferrari, John Elkann, quer que a equipe de Fórmula 1 aprenda com o sucesso da equipe de Hypercar que venceu Le Mans em 2023. A vitória na icônica corrida de endurance marcou o retorno da Ferrari à categoria principal do WEC (Campeonato Mundial de Endurance) no centenário da prova.
Enquanto a equipe de F1 da Ferrari teve um ano de 2023 decepcionante, terminando em terceiro no campeonato de construtores, a vitória em Le Mans foi um ponto alto para a Scuderia. Apesar de um começo promissor em 2024, com vitória na Austrália, Elkann busca mais progressos.
“2023 foi uma temporada difícil para a Ferrari, com pouca satisfação”, disse Elkann em uma reunião de acionistas. “Embora a vitória em Singapura tenha sido um sinal encorajador, assim como os outros pódios conquistados, sabemos que precisamos continuar trabalhando incansavelmente.”
“No entanto, também testemunhamos a conquista de um marco incrível na história da Ferrari”, continuou Elkann, referindo-se à vitória em Le Mans. “Foi um dia inesquecível que nos lembrou a importância de encontrar a coragem e a humildade para continuarmos melhorando o tempo todo.”
“Foram muitos os aspectos que tornaram a vitória em Le Mans tão especial. Ela marcou o retorno vitorioso da equipe à classe principal do WEC, durante o centenário da corrida. A vitória mostrou a abordagem única da Ferrari e viu toda a empresa se unir para contribuir para o sucesso do hipercarro”, concluiu.
Elkann espera que a união e a dedicação demonstradas pela equipe de Le Mans sejam replicadas na Fórmula 1, para que a Scuderia possa voltar a ser campeã mundial.