A Fórmula 1 voltou a ser alvo de críticas do Indianapolis Motor Speedway (IMS) por supostamente usar uma de suas marcas registradas.
O circuito, famoso por sediar a Indy 500, alega que a F1 utilizou indevidamente o slogan ‘O Maior Espetáculo do Automobilismo’ em duas ocasiões no ano passado para promover a própria competição. A marca pertence à Hulman and Company, que foi proprietária do IMS por décadas antes de vendê-lo a Roger Penske há cinco anos.
As supostas infrações ocorreram em um vídeo de divulgação do GP de Las Vegas, que chamou o evento de ‘O maior espetáculo de corrida do planeta’, e na apresentação dos pilotos antes do GP de Miami, quando o rapper LL Cool J, se referiu à F1 como ‘O maior espetáculo do automobilismo’.
O presidente do IMS, Doug Boles, confirmou ter entrado em contato com a Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da F1, no ano passado para tratar do uso indevido da marca.
Recentemente, durante a preparação para a nova temporada da F1, a expressão foi novamente utilizada por uma emissora americana em um anúncio da ESPN. Boles, em declarações ao IndyStar, lamentou o ocorrido e afirmou que tomará todas as medidas cabíveis para proteger a propriedade intelectual do circuito.
“Continuamos desapontados que outros não consigam criar sua própria identidade de marca sem infringir a nossa”, disse Boles.
Vale ressaltar que a expressão também foi usada pela Nascar em um vídeo postado na rede social Threads na semana passada, mas a publicação foi rapidamente deletada. “Para mim, pareceu um erro honesto”, comentou Boles. “Mas se eles tivessem mantido o post, com certeza teríamos conversado sobre isso”, finalizou.