Categoria: F1
|
4 de abril de 2020 10:00

Com recuperação de Massa, há 10 anos Brasil liderava F1 pela última vez

Neste sábado se completa exatamente uma década desde a última vez que um brasileiro terminou um GP de Fórmula 1 como líder do mundial de pilotos. O responsável pela façanha foi Felipe Massa. Na ocasião, o piloto da Ferrari estava em sua terceira corrida depois da volta às pistas em decorrência do bizarro acidente sofrido no GP da Hungria de 2009 – quando uma mola se desprendeu da Brawn de Rubens Barrichello e o acertou na cabeça.

Massa havia iniciado bem o mundial de 2010, com dois pódios nas duas primeiras participações. Na abertura da temporada, no Bahrein, ele havia se classificado à frente de seu novo companheiro de equipe, Fernando Alonso. Entretanto, na corrida ele perdeu o segundo lugar para o espanhol logo na largada e o viu triunfar após a Red Bull de Sebastian Vettel, que liderava a prova após ter marcado a pole, perder rendimento no fim por um problema mecânico. Massa foi o segundo.

Na Austrália, em um circuito onde jamais teve um bom retrospecto, Felipe fez uma bela largada no molhado, indo de quinto para segundo. Ele trocou de pneus na hora certa quando o asfalto começou a secar, e se sustentou bem à frente de Alonso – que pediu ordens de equipe para que Massa o deixasse passar. O engenheiro de Massa, Rob Smedley, até mandou um “Fernando is faster that you”, como revelado recentemente pelo canal do YouTube da F1. Mas Felipe não obedeceu a ordem naquele dia, e finalizou em um bom terceiro posto.

Na Malásia, o final de semana começou mal. Mas não foi só para o brasileiro. Em uma classificação muito chuvosa, Ferrari e McLaren subestimaram a melhora das condições durante o Q1 e viram seus pilotos sendo cortados logo no início do treino. Button, Alonso, Hamilton e Massa largariam respectivamente de 17º, 19º, 20º e 21º.

Na largada no dia seguinte, Hamilton e Massa se deram melhor em cima dos parceiros, e passaram ambos. Na primeira volta os dois eram 13º e 14º, com Button e Alonso vindo logo atrás. Após outras ultrapassagens e alguns abandonos, Massa subiu para nono na volta 12 e, já em sexto, parou no box para trocar os pneus duros pelos macios na volta 27. Voltando como piloto mais veloz da pista, ele atacou Button – que havia parado no início da corrida – pelo sétimo posto a 10 voltas do fim e o superou na reta dos boxes.

Ainda assim, Massa e Alonso estariam empatados no campeonato com o resultado da corrida naquele momento, com o espanhol em nono, marcando dois pontos. No entanto, a falta de sorte de Fernando deu as caras a duas voltas do fim, com seu motor quebrando.

Massa terminou a corrida em sétimo, e se tornou o líder do mundial com 39 pontos, apenas dois à frente de Alonso e de Vettel – que foi o vencedor daquela corrida em Sepang.

Era a segunda vez que Massa liderava o mundial – a outra fora após o GP da França de 2008. E, assim como da primeira vez, o primeiro lugar durou apenas uma corrida. Na China, Massa enfrentou um GP bem adverso, tendo que engolir um nono lugar em uma prova chuvosa na qual sofreu uma ultrapassagem de Alonso na entrada dos pits.

No fim, o ano de 2010 acabou sendo desapontador para o brasileiro, apesar do bom início. Ele só retornaria ao pódio depois de Melbourne (março) no famigerado GP da Alemanha (julho). Com azares e falta de performance, Felipe foi o sexto no mundial. Ele fechou o ano muito longe dos pilotos que disputam o título seriamente, como o companheiro Alonso – 108 pontos à frente do brasileiro – e as duplas de McLaren e Red Bull. Massa ainda bateu Nico Rosberg da recém-formada equipe Mercedes por apenas dois pontos no fim do ano.

Em última análise, o ano que parecia marcar o renascimento de Massa – com a liderança após o GP da Malásia – acabou marcando negativamente sua carreira, principalmente pela falta de desempenho e consistência – algo que marcaria suas três temporadas seguintes pelo time de Maranello.

 

Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: http://f1mania.vc/aV8

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1

Está no ar o Episódio #7 do Podcast F1Mania.net Mundo Afora – Brasileiros nas equipes de F1: Pietro Fittipaldi reserva da Haas, Sérgio Sette Câmara na Red Bull e os integrantes das academias de jovens pilotos. A análise é dos jornalistas especializados em esporte a motor Alexander Grünwald, Felipe Giacomelli e Leonardo Marson. Ouça:
Spotify – http://f1mania.vc/auV
Google Play Music – http://f1mania.vc/auU
Deezer – http://f1mania.vc/auX
iTunes – http://f1mania.vc/aRy

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.