F1
|
27 de agosto de 2016 00:19

Confira as declarações dos pilotos após os treinos de sexta-feira no GP da Bélgica

Após o período de férias das equipes e pilotos da Fórmula 1, agora no final do mês de agosto recomeça as atividades para segunda metade da temporada com a corrida da Bélgica, no lendário circuito de Spa-Francorchamps que será realizado neste domingo (28). Portanto, saiba como foram a avaliação e o desempenho dos 22 pilotos nos primeiros dois treinos livres desta sexta-feira.

 

Mercedes

Lewis Hamilton (2º e 13º colocado nos treinos) – Foi um dia difícil para mim, os caras da garagem com a mudança do motor. Com um respeito enorme e obrigado a eles através do trabalho duro. Foi realmente muito difícil cuidar dos pneus com as pressões muito altas. Conseguimos fazer nosso programa e desempenho sem problemas e agora concentrar sobre o resto neste final de semana.

Nico Rosberg (1º e 6º colocado nos treinos) – A equipe fez um grande trabalho no halo que não me perturbou durante a pilotagem. Pude ir rápido e assim obter o melhor tempo da sessão com ele pela manhã e acho que foi um sucesso. O carro parece estar rápido e o grid está um pouco diferente já que cada equipe está fazendo táticas diferentes com os pneus. Isso vai ser interessante ver como se desenrola na corrida. Havia muita degradação dos pneus, por isso, a gestão no domingo será muito importante. Não sei como estamos, mas vamos ter de olhar.

 

Red Bull

Daniel Ricciardo (6º e 2º colocado nos treinos) – Foi um dia muito bom hoje. Penso que nas tabelas de tempo parecemos bem, com a equipe em primeiro e segundo, mas acho que a Mercedes não usou os pneus super macios e a Force India está próxima. Acho que ainda podemos ser mais rápidos do que mostramos hoje, mas sinto que estamos no ritmo certo. Ninguém está de férias mais e estamos de volta no modo de trabalho, a energia da garagem era boa e todos prontos para avançar. Acho que podemos melhorar o ajuste esta noite, já que existem algum problema que não estou 100% satisfeito, mas é bom estar de volta ao volante da Red Bull.

Max Verstappen (7º e 1º colocado nos treinos) – Foi uma sexta-feira positiva para nós. Mostramos um grande ritmo hoje, em comparação com outras equipes, mas é difícil dizer como a Mercedes está. Estou feliz por estar pela primeira vez na frente de tantos fãs holandeses, mas ainda não é a classificação e a corrida, então vamos ver. Quando cheguei até a primeira posição, os fãs estavam acenando para mim com as suas bandeiras. Isso me dá um impulso e me motiva muito. Esta pista é muito difícil para ajustar o equilíbrio do carro, então tive alguma dificuldade, mas no final valeu a pena com o último ajuste que fizemos. Vamos ver o que acontece amanhã. Tenho certeza de que podemos melhorar ainda mais, mas temos que esperar e ver o que os outros estão fazendo.

 

Ferrari

Sebastian Vettel (5º e 4º colocado nos treinos) – Hoje foi um dia muito complicado. Está muito quente em Spa, e por isso está muito escorregadio na pista. Mas, em geral, todos têm dificuldades para fazer os pneus durarem. Não importa qual pneu você use, é o mesmo para todos, por isso temos de tentar e trabalhar sobre isso porque as temperaturas serão assim durante o fim de semana. Além disso, eu tive dificuldades com o equilíbrio do carro, mas isso depende de nós. Temos que melhorar o carro. Ainda não está onde queremos. Mas estou certo de que será mais rápido.

Kimi Raikkonen (3º e 7º colocado nos treinos) – Pela manhã senti o carro muito bem; mas, à tarde, com os pneus supermacios, tive problemas para dar uma volta boa e fiquei saindo da pista. Para um “long run”, mudamos algumas detalhes, mas eu ainda tive dificuldades por alguma razão. Foi um daqueles dias onde você começa bem e perde o feeling com o carro, mas tenho certeza de que estaremos com o ajuste certo para amanhã. Vai ser complexo com os pneus, mas é o mesmo para todos. Não tive tempo para checar o que os outros estão fazendo, é muito cedo, mas há muito trabalho por fazer. Precisamos tirar o melhor disso”.

 

Williams

Felipe Massa (12º e 17º colocado nos treinos) – Claro que tivemos uma sexta-feira muito decepcionante. Foi difícil fazer o carro funcionar, tanto no momento em stints curtos quanto os longos, e em diferentes ajustes. Nós temos muito trabalho a fazer esta noite para tentar entender por que o carro não estava funcionando da maneira que nós esperávamos. Vai ser uma noite muito longa por sinal, mas espero que possamos corrigir os problemas enfrentados hoje.

Valtteri Bottas (9º e 16º colocado nos treinos) – Tivemos um pequeno problema no TL2 com o ECU, então tivemos que trocá-lo. Perdemos cerca de meia hora, mas foi um bom dia. É ótimo voltar ao carro novamente após as férias. Eu realmente gostei de hoje. O carro estava decente, mas tenho certeza que ainda podemos afinar o equilíbrio e tornar o carro mais rápido. Nosso ritmo em saídas longas, em comparação com os outros, não foi tão ruim, mas acho que precisamos descobrir tudo. Com estas temperaturas é muito complicado para os pneus e há muito superaquecimento, mas é o mesmo para todos.

 

Force India

Nico Hulkenberg (8º e 3º colocado nos treinos) – Foi um bom começo depois das férias. Não tivemos nenhum problema e fomos capazes de cumprir nosso programa como planejado. Coletamos os dados habituais e demos alguns passos entre as sessões. Não estava muito feliz com o equilíbrio na parte da manhã, mas fomos capazes de melhorar para a tarde: ainda não está perfeito, então há um pouco de trabalho a fazer durante a noite usando as informações que temos, mas é um ponto de partida decente.

Sérgio Perez (4º e 5º colocado nos treinos) – Os primeiros indicativos são positivos, mas ainda há muito trabalho a fazer para o carro ficar pronto e nós resolvermos os pequenos problemas. Precisamos entender o equilíbrio do carro um pouco mais e desenvolver o nosso ajuste. O clima vai desempenhar um grande papel: vai afetar a degradação dos pneus fortemente, mas estou certo de que seremos capazes de fazer as mudanças necessárias que precisamos para a corrida.

 

Toro Rosso

Daniil Kyvat (17º e 14º colocado nos treinos) – Conseguimos completar nosso cronograma de hoje, testamos a maioria das peças que queríamos, por isso temos muitos dados para amanhã. Vamos analisar o que pudermos a fim de melhorar, já que hoje não foi um dia fácil e ainda existem algumas áreas onde certamente precisamos progredir muito. Vamos tentar o nosso melhor para fazer tudo isso!

Carlos Sainz (14º e 18º colocado nos treinos) – Foi uma sexta-feira difícil. Nosso principal objetivo foi tentar compensar a falta de velocidade máxima aqui em Spa. Nós definitivamente temos dificuldades nesta pista, já que existem muitas seções em subida e de aceleração total. Mas, o que precisamos fazer é apenas continuar trabalhando duro e no momento não parecemos muito bem, embora se soubesse que este fim de semana ia ser um grande desafio, esperávamos estar um pouco mais alto de onde estamos.

 

McLaren

Fernando Alonso (22º e 12º colocado nos treinos) – Não é o ideal iniciar o fim de semana com uma unidade de potência nova, só fazer três voltas com ela, e depois ter que alterá-la, especialmente porque isso significa que nós vamos tomar sanções. Não é o ideal, mas você sempre prefere que aconteçam em sessões de treinos em vez de corridas que é ainda pior quando você está em uma posição de pontuação. Então, vamos olhar para o lado positivo: como sempre, vamos aprender com nossos erros e ter certeza de minimizaremos a incidência de ocorrências no futuro. Nós vamos estar começando a corrida de domingo na parte de trás do grid, mas vamos tentando o nosso melhor para recuperar posições. Eu ainda não tenho um sentimento para o desempenho do motor revisado, como hoje nós atuamos apenas nos modos conservadores, então amanhã vamos ver o quanto podemos acelerar. Tenho certeza que vai ser um passo em frente com os motores Honda.

Jenson Button (18º e 9º colocado nos treinos) – No final, fizemos um grande progresso: depois de fazer alterações de configuração após uma desafiadora primeira sessão nesta manhã, tivemos uma melhoria muito grande na segunda sessão de treinos da tarde. Como resultado, temos alcançado equilíbrio de dirigibilidade que funciona para nós, mas ainda há espaço para melhorias. Nosso ritmo de corrida era razoável; parece que estamos relativamente competitivos, certamente em comparação com os carros contra os quais geralmente corremos. Nós estávamos mais rápidos do que Kimi (Raikkonen) em trechos mais longos, o que foi bom de se ver. Chegar ao Q3 é o nosso objetivo aos sábados, mas o que acontece aos domingos é mais importante. Colocando desta forma, nós não chegamos ao Q3 em Hockenheim, mas eu ainda terminei em oitavo. Aqui em Spa, é mais fácil de ultrapassar do que na maioria dos circuitos e estou me sentindo otimista sobre a corrida. Está quente aqui neste fim de semana, mas isso vai misturar as situações na corrida, o que poderia ser bom para nós também.

 

Haas

Romain Grosjean (11º e 8º colocado nos treinos) – Não foi um dia fácil para ninguém. Estava muito difícil fazer os pneus funcionarem direito e não estou feliz com a pressão dos pneus que temos que usar aqui. Durante a tarde, com os supermacios, nós andamos melhor. O carro pareceu melhor encaixado, o que é positivo. Infelizmente não conseguimos fazer trechos mais longos por conta de um problema, espero que isso não nos custe muito na corrida. Ainda temos amanhã para pensar na classificação, tentar novos truques. Acho que vamos nos focar no consumo de pneus.

Esteban Gutiérrez (10º e 10º colocado nos treinos) – Foram condições muito difíceis hoje. Não é comum em Spa ter um calor como este. A pista está muito quente, por isso temos dificuldades no ajuste do carro. Fizemos alguns testes para tentar entender um pouco melhor, então vamos ter uma direção mais clara a respeito de onde temos de nos concentrar. Ambas as sessões, corremos com os pneus protótipos. Não havia nada de muito diferente. No TL2, também fizemos uma simulação de corrida, que não fiquei satisfeito, por isso vamos analisar os dados esta noite para encontrar uma boa configuração para amanhã e continuar pelo fim de semana visando uma boa corrida.

 

Renault

Kevin Magnussen (20º e 19º colocado nos treinos) – Não estamos onde gostaríamos, parece que amanhã teremos uma classificação dura. Desgaste de pneu parece ser o maior problema, mas acho que os outros também tiveram problemas. O balanço do carro não é tão previsível quanto gostaria, e também não temos aderência na traseira, então vamos precisar rever tudo. Acho que podemos conseguir progresso normal, e fazer o nosso melhor, como sempre. Temos as ferramentas para melhorar e tudo pode acontecer na corrida, então é preciso dar o seu melhor.

Jolyon Palmer (21º e 20º colocado nos treinos) – Tivemos um par de questões, mas nós trabalhamos com o que queríamos fazer. Perdi a última tentativa, mas todo o resto foi relativamente bom. Nós não perdemos muito na parte da tarde no final. O carro parece bom e acho que encontramos uma base razoável com ele, por isso é apenas questão de ajuste para amanhã e adicionar um pouco de desempenho. Não estamos à espera de sermos super-rápidos neste fim de semana, mas ainda podemos encontrar o ponto ideal. Vamos trabalhar duro esta noite e novamente amanhã com algumas melhorias.

 

Manor

Pascal Wehrlein (19º e 11º colocado nos treinos) – É uma sensação incrível estar de volta no carro após quatro semanas longe do cockpit. Spa é uma grande pista para começar a segunda parte da temporada e estou realmente gostando de estar de volta aqui pela primeira vez em quatro anos. Temos algumas melhorias, então tivemos um olhar muito atento, com todos usando os novos pneus hoje. Na parte da tarde tivemos melhor equilíbrio com os super macios e macios, por isso estou feliz. Fora isso, foi uma sexta-feira tranquila. Tudo parece positivo, mas vamos ver como estarão amanhã quando fica um pouco mais claro onde estamos.

Esteban Ocon (16º e 21º colocado nos treinos) – Tudo funcionou perfeitamente. Foi bom para deixar minha pilotagem falar depois de tantas entrevistas e de uma agitada preparação para este fim de semana. Eu estava realmente feliz com a forma como o dia correu. O carro estava bom e eu me senti bem nele, portanto, depois de tanta preparação, tudo veio naturalmente. Tive a oportunidade de experimentar o pneu super macio no início da sessão, que me deu uma sensação de onde o carro está em relação aos concorrentes. Parece bastante positivo e porque é apenas sexta-feira, há algo para construir depois de conhecer tudo melhor. Perdi um pouco de tempo nesta tarde, mas fizemos o que nos propusemos alcançar. Estou ansioso com os dados desta noite e voltar ainda mais forte amanhã.

 

Sauber

Felipe Nasr (15º e 22º colocado nos treinos) – Hoje, o foco principal foi a avaliação do novo pacote. De manhã fizemos muitas pesquisas, analisando diferentes ajustes no lado aerodinâmico. Já podíamos ver alguns benefícios do pacote, o que é positivo. No TL2 nos concentramos nas saídas curtas e longas com pneus macios, além dos super macios. De um ponto de vista técnico, a minha velocidade máxima foi comprometida por causa de falhas de ignição. Estou otimista de que este problema será resolvido até amanhã.

Marcus Ericsson (13º e 15º colocado nos treinos) – Foi um dia interessante por conta do pacote aerodinâmico que introduzimos. Minha sensação inicial é de termos alguns avanços. Ainda precisamos de tempo para entender as diferentes configurações, tentando otimizar o pacote e vendo como dá para usar da melhor forma possível. Foi um bom primeiro dia, vamos analisar os dados e ter uma melhor compreensão.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.