Coulthard critica novo treino classificatório e proteção do cockpit

David Coulthard também compactua com os pilotos que estão questionando abertamente as mais recentes mudanças na Fórmula 1.

No que diz respeito à classificação, ele acha que uma alteração diferente, talvez voltando à época das sessões de uma hora e 12 voltas, seria melhor para categoria.

“Creio que ter quatro tentativas de fazer sua melhor volta em uma hora é empolgante para o piloto”, declarou Coulthard ao ‘Daily Mail’. “Se o piloto está empolgado, isso é transmitido para os fãs. Tenho de acreditar sinceramente que o sistema mais simples para a compreensão do público só pode ajudar a ampliar o apelo da categoria”.

Coulthard também concorda com pilotos como Lewis Hamilton, que estão se opondo à introdução do ‘halo’ de proteção do cockpit, depois que Daniel Ricciardo inclusive disse a Nico Hulkenberg que “não é necessário ser um herói” e criticou o dispositivo de segurança. Mas Coulthard acha que os pilotos da F1, na verdade, deveriam ser heróis.

“A vida é perigosa”, afirmou. “Se tivéssemos inventado a F1 agora e os pilotos ficassem presos em algo onde seria impossível sofrer ferimentos, ainda seria impressionante, mas as pessoas não ficariam maravilhadas com a coragem deles porque as consequências seriam reduzidas”.

Ele admite que esse é um “tópico sensível” não muito tempo após as mortes de Jules Bianchi e Justin Wilson.

“Se eu acho que os carros de F1 deveriam ser do tamanho de caminhões onde o piloto fica sentado no meio cercado pelo airbag mais seguro do mundo? Pessoalmente, não”, acrescentou Coulthard.